AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Seplan lança agendamento online para o setor de protocolo

Novo sistema confere mais comodidade e eficiência ao diminuir o tempo de espera para atendimento

Publicado em: 19/05/2017 12:46:40

Com o objetivo de atender a população com mais comodidade e eficiência, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan) criou, na última semana, um sistema de agendamento online para o setor de protocolo. A ferramenta já está acessível no portal da Prefeitura de Uberlândia e, na prática, irá garantir àqueles que precisam requerer algum processo - como o pedido de alvará de funcionamento ou de construção, por exemplo – não enfrentem mais filas.

A fase teste da novidade, que ocorreu durante os últimos dias, já demonstrou resultado positivo. No antigo modelo, a espera por atendimento poderia chegar a horas. Agora, com o agendamento, ocorre em um prazo que varia entre 10 e 30 minutos, contando a chegada e a saída do setor.

Até então, os atendimentos da Seplan só eram realizados por ordem de chegada. “Além da questão das filas, a solução também pretende otimizar a assistência à população. Ou seja, o agendamento trará mais organização e, consequentemente, as pessoas vão ser recepcionadas com mais agilidade quando vierem ao protocolo”, explicou a secretária de Planejamento Urbano, Denise Attux.

Entenda a ferramenta

O sistema online permite que os agendamentos sejam feitos em vários horários, com intervalo de meia hora entre o início de uma marcação e outra, de segunda à sexta-feira, das 12h às 17h - horário em que o Centro Administrativo Municipal fica aberto ao público. As opções estão dividas em três: para quem quer retirar somente alvará de funcionamento (horários de 12h às 17h), para quem precisa fazer o protocolo de até dois processos (horários das 14h30 às 17h) e para quem precisa fazer mais de dois (horários de 12h às 14h).

Cerca de 90 procedimentos referentes ao parcelamento do solo e construção de imóveis na cidade necessitam, hoje, passar pelo protocolo para análise e autorização da Seplan. Os documentos necessários para cada um destes procedimentos estão listados na subpágina da Seplan dentro do portal Prefeitura.

A ação de modernização adotada pela Seplan nesta área é mais uma das medidas do ‘Gestão Total’,  programa implantado a pedido do prefeito Odelmo Leão para recuperar a credibilidade do poder público, bem como garantir mais eficiência nos trabalhos executados e serviços oferecidos pela Administração Municipal.

Fase de adequação

Enquanto a população se adapta ao novo sistema de agendamento online para o protocolo da Seplan, os atendimentos por ordem de chegada ainda continuarão sendo realizados por ao menos um mês. Aqueles que forem ao setor terão a opção de esperar por atendimento entre os agendamentos. Também poderão, no local, caso prefiram não esperar, marcar para outro dia.

Importante ressaltar que as consultas, entregas e retiradas de documentos necessários para qualquer dos processos continuarão sendo realizados por meio de ordem de chegada no protocolo. Ou seja, sem a possibilidade de agendamento.

Licença prévia

O único processo que não poderá ser requerido na Seplan mediante o agendamento online, por enquanto, é o pedido de licença prévia de funcionamento para estabelecimentos comerciais. A requisição inicial deste documento, que ganhou novo trâmite com o advento da Lei Municipal 12.650 de 2017, está sendo realizado temporariamente por um guichê específico no setor de protocolo da Seplan. A secretaria está localizada no piso 3, bloco 2, do Centro Administrativo Municipal.

Fique ligado!

O quê: novo sistema de agendamento online para o protocolo da Seplan
Para quê: comodidade e eficiência no atendimento à população
Resultado: redução de fila e organização na recepção
Agende: www.uberlandia.mg.gov.br/agendamento
Quer saber quais documentos são necessários para dar entrada em processos da Seplan? Clique aqui!

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.