AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Representantes de Paraopeba (MG) conhecem Serviço de Inspeção Municipal

Trabalhado realizado na cidade é referência para outros municípios

Publicado em: 13/07/2017 13:15:53

Representantes da Prefeitura Municipal de Paraopeba (MG) realizaram, na manhã desta quinta-feira (13), uma visita técnica à sede do Serviço de Inspeção Municipal de Uberlândia (SIM). O objetivo do grupo é saber como o procedimento - considerado referência no país - é feito aqui para implementar um programa semelhante no município que fica a pouco mais de 100km da capital mineira. Por meio de ações de orientação e fiscalização, o SIM é realizado pela Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos para garantir a segurança dos alimentos de origem animal comercializados na cidade.

Representaram o município de Paraopeba o secretário municipal de governo, Roberto de Jesus Viana, e a diretora de agricultura e meio ambiente, Mariane dos Santos. “A ideia é levar um modelo bem sucedido de inspeção municipal para Paraopeba. Para isso, nada melhor do que ter acesso a um programa de sucesso comprovado como o que é executado aqui”, disse Roberto Viana. Os visitantes foram recepcionados pela diretora de inspeção do SIM, Ana Helena Franco, e pela coordenadora de inspeção de indústria, Serly Reis. As servidoras lembram que, neste ano, outras duas prefeituras já estiveram na cidade para aprender sobre o modelo de inspeção e tentar reproduzi-lo em suas regiões.

Referência no Brasil

Uberlândia foi a primeira cidade de Minas Gerais e o segunda do país a conquistar a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA. Com isso, o município tornou-se referência brasileira quando se trata de inspeção higiênica sanitária, tecnológica e industrial de produtos de origem animal, como a carne, o pescado, o leite, os ovos e o mel. O serviço fez com que todos esses produtos cheguem à mesa do consumidor com o máximo de qualidade e segurança ao consumidor.

O sistema de inspeção tem, por objetivo, estabelecer métodos e parâmetros qualitativos a ser atingidos em todos os estabelecimentos inspecionados. Assim, ele habilita as indústrias sob inspeção municipal a comercializarem seus produtos em todo o território nacional. Antes, o comércio ficava restrito aos limites do município. A inovadora forma de inspeção propicia, então, maior desenvolvimento econômico, geração de renda e aumento de divisas comerciais para a cidade.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.