AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Recesso escolar começa e não faltam opções de lazer na cidade! Confira

Atividades envolvem cultura, esporte e contato com a natureza

Publicado em: 17/07/2017 07:53:30

A partir de hoje (17) e até dia 31 de julho, os alunos das escolas municipais estão de férias. Mas não faltam atividades em Uberlândia para os estudantes e toda família possam aproveitar durante essas férias escolares de julho. Se o interesse é aproveitar os dias de recesso em atividades relacionadas à literatura, cultura, esporte ou natureza ,a cidade conta com programas especiais para todos os gostos.

Parques, praças, poliesportivos, biblioteca, museu, aquário, zoológico e outros locais estão abertospara receber os alunos nesses dias de descanso e fazer o mês de julho inesquecível para toda a família. E o melhor, tudo é gratuito e organizado especialmente para atender a comunidade.

Que tal aproveitar?

Veja alguma das atrações e os horários de funcionamento de cada local:

Poliesportivos

Nos poliesportivos, a Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel) realiza o projeto ‘Férias no Poli’. Com o recesso das escolinhas de iniciação esportiva, haverá um profissional em cada um dos polis e no Parque do Sabiá para o plantão esportivo. Dessa forma, qualquer pessoa que chegue aos locais e queira praticar algum esporte, poderá pedir auxílio e orientação.
Onde: clique aqui para descobrir qual poli está mais próximo de você
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, sempre de segunda à sexta-feira.

Biblioteca Pública Municipal

Que tal colocar a leitura em dia com milhares de opções de romances, contos, crônicas, poemas e outras tantas aventuras? Na Biblioteca Municipal, são quase 30 mil exemplares de um total de quase 22 mil títulos. São obras que incluem clássicos até jóias da literatura contemporânea.
Onde: Praça Cícero Macedo, bairro Fundinho (3234 1600)
Atendimento: Segunda a sexta, 8h15 às 18h45

Museu Municipal

Ampliar a cultura por meio de um espaço que preserva os testemunhos do tempo e a identidade coletiva. São inúmeras peças de acervo, dentro de concepções históricas e antropológicas. Um dia em um museu é um dia para se lembrar para a toda a vida. Atualmente, apresenta a exposição “Nossas Raízes”, que conta a história da cidade por meio de maquetes, painéis e textos.
Onde: Praça Clarimundo Carneiro, 67 - Centro, Uberlândia - MG, 38400-154
Funcionamento: Segunda a sexta-feira 8 às 17h30

Parque do Siquieroli

O Parque Municipal VictórioSiquieroli abriga um Núcleo de Educação Ambiental, com atividades voltadas para o atendimento orientado, com monitores treinados, organização e prática de oficinas específicas, caminhadas em trilhas. Somado a tudo isso, há um grande aprendizado acerca da valorização e proteção aos vários recursos naturais
Onde: Avenida Nossa Senhora do Carmo, nº 707, bairro Jardim América
Funcionamento: Terça a domingo: 8 às 17h30

Parque do Sabiá

O nosso maior e mais querido parque da cidade, aberto de segunda a domingo, das 5 às 22h, merece um espaço especial na programação. São tantas atrações ao longo da rua Haia, bairro Tibery, que elas precisam ser divididas. Veja as principais:

- Campos e quadras
São sete campos de futebol com medidas variadas. Também há dois campos society, sendo um de gramado e um de areia. Também há cinco quadras para prática de futsal, vôlei, basquete e handebol.

- O Mundo da Criança
O parque infantil ‘Mundo da Criança’, proporciona diariamente momentos de lazer com vários brinquedos e até um trenzinho, que garante o transporte para que elas conheçam as belezas do parque.

- Pista de Caminhada e pedalinho
Com extensão de 5.100 metros, a pista asfaltada praticamente circula todo o complexo. Existem ainda as opções com trilhas de terra e calçadas no meio da mata. Quem a utiliza, não só faz o cooperao ar livre, mas também aprecia a beleza da vegetação, animais e a represa. No final de semana, há ainda a possibilidade de andar de pedalinho, sempre das 10h às 12h e das 13h às 16h.

- Zoológico

O zoológico do Parque Sabiá, de responsabilidade da Secretaria de Meio de Ambiente, conta com uma estrutura adequada para manter em seu interior diversas espécies de animais. Foram catalogadas 300 espécies de vegetais nativos. A fauna, necessária para a educação ambiental, é constituída de um plantel com mais de 200 animais de 51 espécies.
Funcionamento: Aberto de terça a domingo, das 8 às 17h.

- Aquário

Inúmeras espécies de peixes de água doce podem ser contempladas no aquário. São exemplares que encantam pela beleza e curiosidade, como o caso dos peixes elétricos, mais conhecidos como poraquê (Electrophoruselectricus), da bacia amazônica, famosos pela capacidade de descarga elétrica de até 600 volts.
Funcionamento: de segunda a domingo, das 8 às 17h.

Parques Municipais

Uberlândia conta ainda com outros espaços para lazer e prática esportiva. Os parques do Óleo, do Distrito Industrial, do Luizote de Freitas, do Mansour, do Santa Luzia e até mesmo o Linear do Rio Uberabinha estão abertos à população.
Clique aqui para saber onde ficam e o horário de funcionamento dos espaços!

Galerias de arte, espaços culturais e agenda

Se você quiser conhecer as galerias, a Oficina Cultural, a Casa da Cultura ou o Arquivo Público Municipal, basta comparecer ao espaço nos dias e horários de funcionamento (para saber mais clique aqui). Mostras, sessões de cinema, apresentações teatrais, de dança ou música e muitas outras atividades também podem ser conferidas por quem vive ou está em Uberlândia a passeio. Para saber o que a agenda cultural oferece, clique aqui e vá se divertir!

Mercado Municipal

Conhecido como um dos prédios mais antigos de Uberlândia, o Mercado Municipal se configura como um espaço múltiplo, de manifestação cultural, de lazer, de comércio e de serviços. Referência para a cidade e região, foi construído em 1944, com uma arquitetura considerada avançada para a época. Aberto de segunda a domingo, recebe mais de 6 mil pessoas por mês. Como o atendimento é personalizado, tipicamente mineiro e o estacionamento é amplo e gratuito, os visitantes encontram doces, queijos, especiarias, comidas típicas e outras opções de lazer, como os barzinhos e o próprio Teatro de Bolso.
Onde: rua Olegário Maciel, n°255
Funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 18h e domingos e feriados, das 8h às 12h30

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.