AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Obras para ampliação da avenida Balaiadas entram na etapa final

Serviços prevêem integração e mobilidade entre as regiões central e norte da cidade

Publicado em: 12/09/2017 16:18:41

Com as obras de ampliação da avenida Balaiadas em estágio avançado, moradores dos bairros Marta Helena e Nossa Senhora das Graças já comemoram os resultados da intervenção. Isso porque os trabalhos - iniciados no final de julho pela Prefeitura de Uberlândia – entraram na etapa de pavimentação. O prolongamento de mais de 600 metros até a rua República do Piratini irá conferir melhorias significativas no fluxo de veículos no trecho e, com isso, mais integração entre as regiões central e norte da cidade.

Até agora, equipes retiraram entulhos no local, terraplenaram e cascalharam a pista. O próximo passo consiste na pavimentação da área, executada desde o início desta terça-feira (12). Estas e outras medidas integram o cronograma de atividades estabelecido pela Secretaria Municipal de Obras, realizado com base em um projeto revisto e aperfeiçoado no início de 2017. Melhorias como a construção de uma ciclovia e calçadas acessíveis, a inclusão de mais uma entrada (dois retornos) e uma rotatória foram inseridas ao plano original. Algo que irá permitir a travessia direta entre os bairros e garantir mais mobilidade aos pedestres e condutores que circulam pela avenida.

“O executado até o momento representa 30% dos serviços em quantitativos concluídos. Como a pavimentação consiste em grande parte do projeto (serão utilizadas 1,2 mil toneladas de massa asfáltica neste processo) consideramos que esta é a última etapa da obra”, explicou o secretário de Obras, Norberto Nunes.

Trajeto facilitado

Para realizar o prolongamento da Balaiadas, foram investidos R$ 1,17 milhão de recurso economizado e proveniente de um convênio do Município com a Caixa, por meio do programa Pró-Transporte do Ministério das Cidades, assinado em março de 2012 - último ano do segundo mandato do prefeito Odelmo Leão. “É um recurso vinculado destinado para infraestrutura viária que utilizamos para atender a comunidade que mora no Marta Helena e no Nossa Senhora das Graças. Consequentemente, se trata de uma obra que vai beneficiar toda a população uberlandense que precisar acessas estes locais”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Nova realidade

Uma das pessoas que já comemora a ampliação da via é Luciana Camelo de Lima. A confeiteira mora no Marta Helena há 45 anos e acredita que os benefícios ultrapassam as melhorias no trânsito “Certamente irá trazer um acesso facilitado para outros bairros, mas nos dará mais segurança no dia a dia. Moro aqui desde que nasci e já vi muita gente sofrendo de preocupação com as crianças pequenas os trilhos nas proximidades. Com certeza, essa melhoria aqui é uma tranquilidade imensa para nós”, afirmou.

Quem também compartilha deste sentimento é o pedreiro Isaías Francisco da Silva. Morador do bairro Nossa Senhora das Graças há 18 anos, ele lembra as dificuldades de se deslocar para as outras regiões. “Era muito complicado porque tínhamos muitos transtornos ao atravessar de um bairro para o outro. Antes, eram somente duas ruas que faziam essa ligação, a Rio Grande do Norte e a Piauí, que ficavam com o trânsito sobrecarregado. Esperamos que essa obra possa trazer mais comodidade e segurança para as pessoas”, adiantou.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.