AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Alunas de oficina de bordado viram professoras por um dia

Encontro integra o projeto ‘Tempo de Bordar Histórias’ e faz parte das atividades da 11ª Primavera dos Museus

Publicado em: 13/09/2017 18:33:12

A tarde desta quarta-feira (13) foi uma oportunidade sem igual para 15 mulheres de Uberlândia aprenderem um pouco mais sobre a arte de bordar. Atentas à posição correta da agulha ao cruzar o tecido, aos múltiplos pontos que se transformam em desenhos e a diversos outros truques tradicionalmente ensinados pela vovó, as alunas mostraram familiaridade com os pontos e nós. Estas aulas não foram ministradas em um ateliê ou escola de artesanato: aconteceram no salão principal do Museu Municipal e integram o projeto ‘Tempo de Bordar Histórias’, da Secretaria Municipal de Cultura. A atividade também faz parte da programação preparada pela prefeitura para a 11ª edição da Primavera dos Museus.

O projeto contempla oficinas semanais para uma turma de aprendizes. Desde março, elas se reúnem todas as quartas-feiras para bordar, bater papo e celebrar a amizade que surgiu entre linhas, agulhas e tecidos. Mas nesta quarta-feira, a oficina foi um pouco diferente do que de costume. As alunas inscritas nas oficinas assumiram temporariamente a condição de professoras. Elas convidaram amigas sem experiência em bordado para o encontro especial e repartiram um pouco do conhecimento que acumularam desde o início do ano.

De alunas a professoras

Uma das senhoras ‘apresentadas’ ao bordado nesta tarde foi Zilmar Thiago da Silva. Apesar do título de aprendiz, ela conta que já possui certo conhecimento na arte, mas que está disposta a aprimorar suas habilidades. “Sou curiosa e gosto de aprender. Quero aperfeiçoar cada dia mais. Também acho que posso ensinar alguma coisa. A vida é essa constante troca”, contou.

Zilmar foi convidada pela bordadeira Carmen Araújo, de 68 anos, uma das alunas mais assíduas das oficinas. Ela encontrou no bordado a forma de retomar sua felicidade após o falecimento de sua filha no ano passado. “É um acalento para minha alma. Isso me faz bem, me faz esquecer dos problemas. Amo isso aqui e foi o que me deu força para continuar em pé. Hoje estou mais alegre e fico muito contente em presentear a todos com minhas peças”, disse.

A coordenadora do projeto, Regina Ribeiro, explica que a ideia de reunir aprendizes para esta aula diferente é uma forma das alunas das oficinas se sentirem reconhecidas por poder compartilhar seu talento. “É um contentamento muito grande, tanto para elas quanto para a gente. Hoje elas viraram professoras e estão repassando esse conhecimento. Este trabalho com as aprendizes é um experimento que podemos multiplicar em outras oficinas”, explicou.

História em pontos em nós

Os trabalhos produzidos desde o início do ano pelas hábeis mãos das alunas durante os encontros semanais surpreenderam tanto pela beleza que acabaram virando peças de exposição no Museu. A mostra‘Tempo de Bordar Histórias’ tem panos de prato, mantas, mandalas e diversas outras peças que encantam por conta do capricho que elas tiveram com cada detalhe.
 
A visitação é aberta ao público de segunda a sexta-feira e faz parte do cronograma da 11ª Primavera dos Museus, comemorada em mais de 900 museus do país. Também celebra a programação especial em comemoração aos 100 anos do Palácio dos Leões e dos 30 anos de aberturas de exposições no local.

A administradora do Museu, Thaís Tormin, ressalta que o espaço tem recebido cada dia mais demanda por visitas. “Tanto escolas quanto o público em geral tem nos surpreendido pela presença. Nosso objetivo é celebrar a nossa história, tanto para guardarmos na memória como para compartilharmos com as novas gerações”, afirmou.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.