AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Prefeitura de Uberlândia realiza ações de cuidados aos diabéticos

Com foco no combate, prevenção e atendimento especial, trabalho permanente é realizado em todas as unidades de saúde do Município

Publicado em: 13/11/2017 16:53:52

Desde 1991, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Federação Internacional de Diabetes (IDF) faz do dia 14 de novembro o Dia Mundial do Diabetes. A data foi instituída oficialmente no ano de 2007 em resposta às preocupações com o crescente aumento dos diagnósticos no mundo, a fim de intensificar as ações de combate e prevenção da doença junto à população. Em Uberlândia,o objetivo não é diferente. A Secretaria de Saúde desenvolve atividades permanentes junto à comunidade com foco na prevenção da doença.

“Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”

Em 2017, a campanha é movida pelo tema “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”. Desde o início do ano, equipes da Secretaria de Saúde desenvolvem trabalhos em diferentes setores do município com o intuito de aproximar a comunidade e incentivar o autocuidado.

As ações são resultado de uma parceria entre a Atenção Primária e o Centro Municipal de Atenção ao Diabético (CMAD), que contam com uma equipe interdisciplinar responsável pelo atendimento, como explica Ana Rita de Faria, coordenadora da Atenção Primária.

“Cada unidade realiza ações com esse foco o ano todo. Os trabalhos envolvem consultas, avaliação do pé diabético, orientações com salas de espera, visitas domiciliares, entre outras atividades que acontecem permanentemente e são intensificadas nesse período. O ‘Dia D’ é apenas mais um motivo para lembrarmos e destacarmos o programa. Quando fazemos um trabalho de prevenção, estamos ajudando para que o paciente não tenha problemas futuros. É um serviço que mobiliza uma equipe interdisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, sempre atuando em quatro grandes eixos, criança, mulher, hipertenso e diabético”, afirmou.

Atendimento setorizado

Para a coordenadora das redes temáticas da secretaria de Saúde, Ione Aparecida Silva, a proximidade entre as famílias e a unidade de saúde é fundamental para o sucesso do programa no município. “Trata-se de um paciente que precisa de cuidados especiais, ainda mais crianças. O diabetes tipo 1 se manifesta geralmente na infância e ainda temos que pensar nos adultos eem gestantes, por exemplo, que também merecem uma atenção especial. São vários detalhes que precisam ser levados em consideração. Infelizmente, não existe uma cura para a doença, mas tem os cuidados para controlá-la, desde que a pessoa se proponha a isso. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima que ela é encaminhada para o CMAD”, disse.

No CMAD, os trabalhos são desenvolvidos de duas formas, como reitera a coordenadora. “A primeira é realizada por meio de ações de prevenção e orientação, sobretudo, aos pacientes que sofrem de diabetes tipo 1, com informações sobre alimentação, exercícios físicos, uso de insulina, medicação e outras recomendações para o autocuidado. Outra vertente é ligada aos curativos daqueles que apresentam problemas no pé por conta do diabetes”, completou.

Avaliação pé diabético

São várias as complicações que podem ser causadas pela falta de cuidados ou desenvolvimento do diabetes. Uma delas se remete ao pé diabético, que é causado por uma ferida que não cicatriza e infecciona. Essa condição é provocada por problemas de ordem circulatória, quando a glicemia não é controlada.

Para incentivar o diagnóstico precoce e intensificar o tratamento, a secretaria de Saúde também realiza o aperfeiçoamento dos profissionais ao longo de todo o ano. “Neste momento, estamos planejando a capacitação dos curativos para as pessoas que lidam com esse atendimento. Essa é a melhor forma de evitar problemase por isso a avaliação do pé diabético se faz necessária”, destacou Ione.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.