AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Conservatório de Música de Uberlândia comemora 60 anos no Teatro Municipal

Mais de 70 artistas se apresentam nesta terça-feira (14), às 19h

Publicado em: 14/11/2017 19:09:47

Uma das mais tradicionais instituições de ensino artístico de Minas Gerais pede passagem em um símbolo cultural de Uberlândia. Nesta terça-feira (14), o Teatro Municipal abre as portas para as comemorações dos 60 anos do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. O evento acontece a partir das 19h, com destaque para a apresentação da orquestra e dos corais dos alunos.

2ª Mostra de Música e Artes do Conservatório

O evento integra a programação da 2ª Mostra de Música e Artes do Conservatório, que se estende até esta sexta-feira (17). Ao todo, mais de 70 artistas subirão ao palco italiano do Teatro Municipal nesta terça-feira. Antes disso, o foyer também receberá apresentações do grupo “Arte em Cena”. Uma oportunidade que, de acordo com a vice-diretora da instituição, Larissa Camargo, traz ainda mais experiência para aqueles que iniciam seus trabalhos no meio artístico.

“Se apresentar em um espaço como o Teatro Municipal é um momento ímpar para se enriquecer não apenas musicalmente, mas também a mentalidade e o convívio social. Além do grupo ‘Arte em Cena’, teremos mais de três corais e solistas convidados pela orquestra, o que torna o evento ainda mais importante para o calendário cultural do município”, disse.

Atualmente, o Conservatório Estadual de Música de Uberlândia conta com mais de cinco mil alunos, desde os seis anos até a terceira idade, incluindo crianças especiais que integram projetos de inclusão social, além de 300 professores e aproximadamente 40 funcionários, pais e pessoas da comunidade que também integram as atividades. Em média, são desenvolvidos 50 projetos por ano na instituição que, desde o início da década de 80, realiza apresentações com a orquestra.

Orquestra e corais

À frente do grupo desde 1991, o maestro Marcos Petrônio adiantou a expectativa com o espetáculo de logo mais. “Sempre focamos no ensino coletivo da música, incentivando o trabalho em grupo e a participação das família, formando não apenas alunos como a platéia também. Num primeiro momento, estaremos representando alguns temas que marcaram a história da orquestra no Conservatório, como as obras de ‘O Fantasma da Ópera’, ‘A Bela e a Fera’, ‘A Noviça Rebelde’e uma coletânea do musical ‘Os Miseráveis’, entre outros. É um concerto muito bonitoque terá mais de 70 participantes entre músicos e solistas convidados”, antecipou.

Seis décadas de Conservatório

Para a secretária de Cultura, Mônica Debs, o espetáculo é apenas a consolidação de uma longa trajetória de contribuição para o meio artístico local. “É um pólo de ensino. Ter um colégio de artes gratuito é uma glorificante e comemorar seus 60 anos de história em um espaço como o Teatro Municipal é uma honra para todos nós, coroando uma marca que se torna cada vez mais forte na cultura do nosso município”, destacou.

Prestigie!
2ª Mostra de Música e Artes do Conservatório
Quando:
terça-feira (14), às 19h
Onde: Teatro Municipal de Uberlândia
Local: Av. Rondon Pacheco, 7070, bairroTibery

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.