AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Decantadores, reservatório de água e canal de captação estão em fase de finalização

Primeira etapa da Estação de Captação e Tratamento Capim Branco deve ficar pronta em 2019

Publicado em: 07/12/2017 12:28:56

O ano de 2017 foi de trabalho intenso no canteiro de obras da Estação de Captação e Tratamento de Àgua Capim Branco do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), uma das maiores obras de saneamento do país. Já estão em fase de conclusão os dois decantadores, os dois reservatórios de água tratada (com capacidade total de 10 milhões de litros), a elevatória de água tratada, o canal de captação de água bruta e os 15 quilômetros de adutoras, além de outros itens. O Consórcio BCC, contratado por meio de licitação, é o responsável pela construção.

Com a nova estação Capim Branco, Uberlândia se antecipa e garantirá atendimento para 3 milhões de pessoas por mais 50 anos. No início deste ano não havia sido feito nenhuma obra de concretagem. “Agora, mais de 70% do concreto previsto para ser empregado já foi utilizado, totalizando cerca de 8 mil metros cúbicos (19.200 toneladas) – o equivalente a mil caminhões de concreto”, disse Raphael Gonzaga Silveira, gerente de Projetos e Obras do Dmae. A previsão é que a primeira etapa entre em operação em 2019.

Etapas

Entre as etapas finalizadas, estão dois decantadores que são utilizados nas etapas de tratamento de água bruta. Durante a construção se fazia necessário montar uma força tarefa para executar a concretagem, como a que ocorreu em junho (com a operação de 100 pessoas). Neste procedimento de concretagem do tanque de decantação foram gastos 400 metros cúbicos de concreto (o equivalente a cerca de 960 toneladas) e 48 toneladas de ferro. Durante 12 horas, cerca de 20 caminhões se revezaram no transporte do material, enquanto os funcionários fizeram a distribuição e compactação da massa.

Outra parte que já está concluída é o canal de captação construído abaixo do nível da represa. Para a execução desse canal foi necessário fazer uma ensecadeira – espécie de proteção para evitar que água chegasse até o local de trabalho dos operários. O canal de captação, também chamado de “canal de gabião” é uma estrutura de pedras e telas que sai da represa até a estação elevatória de água bruta de onde a água é transferida para a estação de tratamento, a aproximadamente 5 km do canal.

Adutoras

Cerca de 15 km dos 22 km de adutoras de água bruta e tratada (construídos com uma tubulação de aço com aproximadamente 1,5m de diâmetro) já estão prontos. A adutora é o canal por onde a água sai da represa passa pela estação de tratamento e depois é encaminhada até o reservatório localizado no bairro Custódio Pereira onde a água será distribuída à população.

Obra

O Sistema de Captação e Tratamento de Água Capim Branco, projetado em 2012, na gestão do prefeito Odelmo Leão, tem previsão para entrar em operação em 2019 e deve abastecer mais 500 mil habitantes. As obras desta primeira fase recebem R$ 264 milhões em investimentos. Junto aos atuais sistemas Sucupira e Bom Jardim o Dmae vai garantir água para 1,5 milhão de pessoas.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.