AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Cidade Limpa recolhe mais de duas mil toneladas de resíduos em 12 dias

Mutirão também já resultou na limpeza de mais de 1.200 bueiros na primeira etapa do programa em 2018

Publicado em: 09/02/2018 14:22:52

A cada dia, o programa Cidade Limpa ganha novas proporções em Uberlândia. Desde que a Prefeitura voltou a intensificar os trabalhos, o mutirão limpou 1.215 bocas de lobo e recolheu 2.204 toneladas de entulhos e massa verde no Morumbi e em bairros adjacentes. Esse número, integrado ao montante contabilizado pela administração municipal em toda a cidade nos meses de janeiro e na primeira semana de fevereiro, já ultrapassa 18 mil toneladas. No mesmo período deste ano, a ação também permitiu o crescimento na execução da limpeza dos bueiros e bocas de lobo. Até agora, 4.015 dispositivos foram desobstruídos pelas equipes do Município.

Na região do Morumbi, os trabalhos resultaram ainda na retirada de diversos tipos de materiais, como móveis e eletrodomésticos, com volume equivalente a 30 caminhões Cata-Treco. “A iniciativa acontece inclusive no final de semana e o objetivo é fazer com que a comunidade participe, cuidando do bairro e destinando o entulho da maneira devida. Este é um trabalho de suma importância, principalmente para a preservação do meio ambiente e da saúde do cidadão”, explicou o assessor da secretaria de Meio Ambiente, Mário Faria.

Ação multidisciplinar

Com o intuito de aprimorar a limpeza urbana e a qualidade de vida no espaço público, o Mutirão Cidade Limpa mobiliza 260 servidores do Município, com envolvimento das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Saúde, Obras e Trânsito e Transportes (Settran), assim como o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Somente para a roçagem de lotes e canteiros, a ação mobiliza 38 tratores, com quase 90 servidores envolvidos. Enquanto isso, 11 turmas completas são distribuídas para a capina. Outros 30 profissionais atuam em objetivos específicos por meio da operação de quatro retro-escavadeiras, duas pás carregadeiras, 12 caminhões convencionais e cinco caminhões basculantes. Apesar do Mutirão, as equipes de limpeza continuam os serviços permanentemente por toda cidade.

Novo roteiro

Os serviços do Mutirão Cidade Limpa permanecem na região dos bairros Morumbi e Integração até a próxima quarta-feira (14). Depois disso, os bairros Canaã e Roosevelt entram na rota dos trabalhos. Todas as regiões de Uberlândia serão beneficiadas com a iniciativa.

Iniciativa retomada em 2017

O Mutirão Cidade Limpa foi retomado pelo prefeito Odelmo Leão no início de 2017. Ainda segundo o assessor do Meio Ambiente, a expectativa é que as ações alcancem índices similares aos do ano anterior, quando mais de 120 mil toneladas de resíduos foram recolhidas e 22 mil bueiros limpos pelo Município. Mesmo com os resultados positivos, a colaboração da população é fundamental para o sucesso dos trabalhos.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.