AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Souza Cruz completa 40 anos de atividade em Uberlândia

Cidade é a sede da maior fábrica da empresa na América Latina; prefeito Odelmo Leão prestigiou comemoração

Publicado em: 28/02/2018 13:10:35

Em fevereiro de 1978, uma das principais indústrias do Brasil se instalava em Uberlândia. Para comemorar os 40 anos da fábrica na cidade, a Souza Cruz realizou na manhã desta quarta-feira (28) uma cerimônia que contou com a inauguração de um mini museu com a história da empresa e um tour pelas instalações.

Para os próximos anos, a Souza Cruz planeja investir R$ 100 milhões em melhorias de infraestrutura, tecnologia de equipamentos, treinamento e desenvolvimento dos funcionários. O prefeito Odelmo Leão, que esteve presente na solenidade, parabenizou a empresa pela iniciativa. “O anúncio de mais investimentos mostra a retomada do crescimento, ou seja, as empresas voltaram a acreditar na cidade, no estado e no país e isso é importante para a nossa população”, afirmou.

Com capacidade instalada de 70 bilhões de cigarros, a Souza Cruz ocupa uma área de 872 mil m² no Distrito Industrial de Uberlândia, o que a tornou a maior fábrica da empresa na América Latina e a terceira melhor do Grupo British American Tobacco, acionista majoritário da empresa brasileira. A Souza Cruz é a maior exportadora de tabaco do mundo, com produção anual de 180 mil toneladas.

Para o diretor de operações, Luciano Kirst, os resultados são bastante positivos e credita o sucesso à escolha da Uberlândia para receber a fábrica na década de 1970. “A Souza Cruz buscava uma cidade progressista, com vocação industrial e mão de obra qualificada para instalar a sua maior fábrica na América Latina. Dentro dos 25 municípios avaliados, Uberlândia foi escolhida. Hoje posso dizer que fomos muito felizes nessa decisão, porque essa escolha representa a presença de um povo caloroso, aguerrido e que faz a diferença para o sucesos de nossos negócios”, avaliou.

Ainda segundo Kirst, a empresa preserva a mesma mentalidade desde o início. “Contribuímos com o meio ambiente, visto que hoje atingimos 100% de reciclagem em nossa fábrica. Além disso, empregamos aproximadamente 1.800 pessoas direta e indiretamente, somando também como uma das maiores empresas na arrecadação de nosso município em termos de impostos”, destacou.

O presidente da Souza Cruz, Liel Miranda, também comentou sobre a importância de Uberlândia para o desenvolvimento da companhia. “O município tem um lugar especial na nossa empresa, pois é daqui que sai todo o produto que nós distribuimos para o Brasil. Tem sido assim nos últimos 40 anos com uma marca de qualidade. Isso vem daqui, dos talentos que conseguimos em Uberlândia e da boa parceria que temos com a iniciativa privada, com a prefeitura, com o governo e demais órgãos públicos”, comentou.

Pauta prioritária da atual gestão, o combate à ilegalidade é um dos pontos principais para o futuro da Souza Cruz e dos empregos na cidade. O presidente, Liel Miranda, explicou que além da recessão econômica do país que a empresa conseguiu atravessar, o maior obstáculo atualmente é o contrabando de cigarros.

“O contrabando toma o mercado da empresa, os empregos dos uberlandenses e a arrecadação das esferas municipal, estadual e federal. Mas estamos enfrentando isso juntos numa parceria com o governo e as polícias. É importante que continuemos essa luta, pois os investimentos que fazemos nessa fábrica, o futuro que nós vemos para nossa empresa depende do combate à ilegalidade”, ressaltou.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.