AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Uberlândia está entre as 100 cidades mais verdes do mundo

Cidade é uma das quatro de Minas Gerais a utilizar amplamente fontes de energia renovável, segundo ranking elaborado pela Carbon Disclosure Project (CDP)

Publicado em: 13/03/2018 07:16:02

Mais uma vez Uberlândia é destaque internacional por suas práticas relacionadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável. Segundo a Carbon Disclosure Project (CDP), o maior município do Triângulo Mineiro está entre as 100 cidades mais verdes do mundo. O apontamento foi feito dentro de uma pesquisa divulgada recentemente pela organização e que relaciona, dentre os 570 municípios considerados globais no planeta, aqueles que já usam 70% ou mais de fontes renováveis para prover eletricidade à população.

Na prática, o levantamento mostra que 79% da energia utilizada em Uberlândia e entorno já é proveniente de fontes renováveis (70,6% por meio de hidroelétricas, 7,5% por uso de biomassa e 1,1% por fontes eólicas). Outras 45 cidades brasileiras também aparecem dentre as mais verdes no ranking. De Minas Gerais, estão também Belo Horizonte, Extrema (Sul) e Montes Claros (Norte).

“Essa é uma notícia excelente e muito nos orgulha. Significa que estamos no caminho certo, por meio do esforço do nosso povo e empresas, para continuar desenvolvendo a nossa cidade de forma sustentável”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

O CDP é uma organização sem fins lucrativos que opera o sistema global de divulgação para que investidores, empresas, cidades, estados e regiões gerenciem seus impactos ambientais. No mundo, já realizou trabalhos de consultoria e parceria com grandes corporações multinacionais, como Walmart, Tesco, Procter & Gamble, dentre outras, para medir a emissão de gases de efeito estufa nos variados setores da cadeia produtiva.

Destaque internacional

A pesquisa da CDP que apontou o resultado obtido por Uberlândia e demais cidades teve destaque na imprensa internacional, sendo, por exemplo, tema de reportagem publicada no fim de fevereiro pela agência de notícias Bloomberg. No material, a agência explica que “as cidades do mundo em desenvolvimento, especialmente na América Latina, estão começando a entender a necessidade de energia diversificada para uma geração de energia verdadeiramente sustentável que realmente considera o meio ambiente e a população local”.

Sabendo da importância da questão da energia para garantir desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de Uberlândia tem trabalhado para garantir que a população tenha acesso às diversas fontes renováveis. Prova disso é que ações e delineação de políticas públicas relacionadas ao tema são um dos objetivos principais da Coordenadoria de Cidade Inteligente e Humana, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit).

Para se ter ideia, um exemplo do compromisso da administração municipal é o acordo bilateral assinado pelo Município de Uberlândia e o governo do Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) em janeiro de 2018. No termo de cooperação, que é o primeiro assinado pela nação britânica com uma cidade mineira, estabeleceu-se que um dos três pilares principais de atuação conjunta seria no âmbito de energias renováveis. Assim, será possível que poder público e sociedade civil de ambos os locais desenvolvam soluções na área.

Outra ação que mostra a importância do tema foi a inserção de palestras e painéis sobre fontes renováveis, ainda no ano passado, dentro do primeiro Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Cities). Realizado pela Prefeitura em parceria com a sociedade civil, o Cities reuniu mais de 5 mil pessoas para discutir o desenvolvimento da cidade por meio da inovação e da internacionalização.

São exemplos de atividades que comprovam, segundo avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dilson Dalpiaz, o encaminhamento correto de Uberlândia em relação a se estabelecer como uma cidade inteligente e humana. “Uberlândia tem diretrizes de longo prazo que garantem que uso da energia seja pensado como matriz produtiva. A cidade está bem dirigida para o conceito de sustentabilidade, que engloba a parte econômica, social e ambiental”, ressaltou.

Saiba mais!

Notícia na Bloomberg, clique aqui.

Fonte primária, clique aqui.

 

Lista completa das cidades de energia renovável pelo mundo (ordem alfabética):

Akureyri, Iceland

Alba-Iulia, Romania

Alcaldía de Córdoba, Venezuela

Angra dos Reis, Brazil

Aparecida, Brazil

Aracaju, Brazil

Arendal, Norway

Aspen, USA

Assis, Brazil

Asunción, Paraguay

Auckland , New Zealand

Bærum Kommune, Norway

Bangangté, Cameroon

Basel, Switzerland

Belém, Brazil

Belo Horizonte, Brazil

Birigui, Brazil

Bogotá , Colombia

Bolzano, Italy

Braga, Portugal

Brasília, Brazil

Brotas, Brazil

Brusque, Brazil

Burlington, USA

Cabreúva, Brazil

Cajamar, Brazil

Campinas, Brazil

Campos de Goytacazes, Brazil

Canoas, Brazil

Capivari, Brazil

Cascais, Portugal

Caxias do Sul, Brazil

Cerquilho, Brazil

Chorrera, Panama

Curitiba, Brazil

Dar es Salaam, United Republic of Tanzania

Estância Climática de São Bento do Sapucaí, Brazil

Estância Hidromineral de Águas de São Pedro, Brazil

Estância Turística de Guaratinguetá, Brazil

Estância Turística de ITU, Brazil

Eugene, USA

Extrema, Brazil

Fafe, Portugal

Fernandópolis, Brazil

Florianópolis, Brazil

Foumban, Cameroon

Gladsaxe Kommune, Denmark

Goiânia, Brazil

Harare, Zimbabwe

Hobart, Australia

Ibagué, Colombia

Inje , South Korea

Jaboatão dos Guararapes, Brazil

Kapiti Coast , New Zealand

Kisumu, Kenya

Lausanne, Switzerland

León de los Aldamas, Mexico

Limeira, Brazil

Lorena, Brazil

Maceió, Brazil

Mairiporã, Brazil

Medellín, Colombia

Moita, Portugal

Montes Claros, Brazil

Montreal, Canada

Nairobi, Kenya

Nakuru, Kenya

Niterói, Brazil

North Vancouver, Canada

Nova Odessa, Brazil

Nyon, Switzerland

Oristano, Italy

Oslo, Norway

Palmas, Brazil

Porto, Portugal

Prince George, BC, Canada

Quelimane, Mozambique

Quito, Ecuador

Reykjavík, Iceland

Salvador, Brazil

Santiago de Cali, Colombia

Santos, Brazil

São Caetano, Brazil

São Gonçalo, Brazil

São João da Boa Vista, Brazil

São José do Rio Preto, Brazil

São José dos Campos, Brazil

Seattle, USA

Stadt Zürich, Switzerland

Stockholm, Sweden

Tatuí, Brazil

Temuco, Chile

Uberlândia, Brazil

Vancouver, Canada

Vinhedo, Brazil

Vitória, Brazil

Wellington, New Zealand

Winnipeg, Canada

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.