AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Mutirão Cidade Limpa recolhe 1.700 toneladas de resíduos no bairro São Jorge

Colaboração dos moradores é fundamental para que os trabalhos continuem de forma eficaz

Publicado em: 13/03/2018 10:38:45

A cada dia, novos números comprovam a eficiência do Mutirão Cidade Limpa no bairro São Jorge. Com uma nova realidade no que diz respeito à limpeza urbana e saúde pública, as equipes da Prefeitura de Uberlândia intensificam os trabalhos na região sul do município. Até o último fim de semana, foram 1.700 toneladas de resíduos recolhidos no setor, incluindo entulhos e massa verde, além de 360 bueiros e bocas de lobo higienizados.

Além do bairro São Jorge, as regiões dos bairros Morumbi e Canaã já conheceram de perto os resultados do mutirão. Somando toda a abrangência do serviço no município, foram mais de 7 mil toneladas de entulhos recolhidos, além de 92 toneladas de massa verde retiradas por meio das ações de capina e roçagem, e 1.080 bueiros limpos.

De acordo com o assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Mário Faria, a expectativa é que mais de 60 mil moradores sejam beneficiados com a iniciativa, somente na região do bairro São Jorge, que integra a terceira fase do mutirão. Ainda assim, a colaboração da população é fundamental para a eficiência do serviço.

“Nosso objetivo é alcançar ainda mais resultados, principalmente pela quantidade de pontos críticos que podemos encontrar no bairro São Jorge. Mesmo assim, é preciso que a população colabore, evitando jogar lixo em locais inadequados. Muitas vezes essa falta de conscientização é que atrasa o planejamento, com um retrabalho que precisamos fazer”, disse Mário.

Conscientização social

Vários locais já contemplados com a iniciativa já se tornaram alvo do descarte irregular na região sul. Ruas como a Serra da Pacaraíma, Planalto da Borborema, Madagascar e outras tiveram que receber novamente os trabalhos em prol da limpeza urbana.

A população também pode colaborar com informações sobre a má conduta das pessoas. Para denunciar o descarte incorreto, basta entrar em contato pelo telefone 3239-2800, ou acessar o site da prefeitura www.uberlandia.mg.gov.br no link Fale com o Governo.

Combate ao Aedes

Ao todo, mais de 100 pontos críticos estão espalhados por Uberlândia. Além de prejudicar a paisagem urbana, os setores também podem comprometer a saúde das pessoas que residem nas proximidades. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), apenas no bairro São Jorge, 692 focos do Aedes aegypti foram eliminados em residências. Somando todas as fases do programa, foram 710 pneus recolhidos em moradias.

Superestrutura

Ao intensificar a limpeza urbana no espaço público, o mutirão Cidade Limpa coloca mais de 260 servidores nas ruas para executar serviços de capina, tapa-buracos, sinalização, roçagem, varrição, limpeza de bueiros, bocas de lobo e canteiros centrais, além de recolhimento de entulhos e outros objetos, com o apoio de 38 tratores, quatro retroescavadeiras, duas pás carregadeiras, 12 caminhões convencionais e cinco caminhões basculantes.

Além da Secretaria de Meio Ambiente e do CCZ, integram as ações as equipes das secretarias municipais de Saúde, Obras, Trânsito e Transportes (Settran) e Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Assim como o São Jorge, a terceira fase do mutirão inclui os bairros Granada, Laranjeiras, e os residenciais Campo Alegre, Parque São Gabriel, Viviane, Parque das Seringueiras, Parques São Jorge de 1 a 5, Jardim Hortênsias e Remanescente do Quinhão.

Ações permanentes

Enquanto o mutirão amplia a abrangência pelo município, as equipes de limpeza urbana seguem com os serviços permanentes distribuídos em diferentes pontos da cidade. Desde o início do ano, foram 4,8 mil toneladas de massa verde retiradas, além de 27.791 toneladas de entulhos recolhidos e 6.160 mil bueiros limpos.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.