AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Uberlândia é escolhida como centro de referência em boas práticas na atenção primária

Parceria entre município e Conass busca divulgar experiências positivas na rede pública de saúde desenvolvidas na implantação do Qualifica SaUDI

Publicado em: 13/03/2018 18:50:49

Além de celebrar o primeiro ano de trabalho do projeto Qualifica SaUDI na rede pública de saúde, a Prefeitura de Uberlândia também comemora, neste mês de março, a parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), que consagrou o município como centro colaborativo de bons exemplos em administração e gestão em saúde.

A boa notícia veio durante o Seminário das Experiências Exitosas do projeto Qualifica SaUDI. O projeto busca aprimorar o acesso da comunidade ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, igualando os processos e fortalecendo a atenção primária.

O evento ocorreu nesta terça-feira (13), na Faculdade Una, com a exposição de 14 banners de experiências bem sucedidas nas unidades-laboratórios e com a palestra do professor doutor Eugênio Vilaça Mendes - um dos mais renomados especialistas em saúde pública do Brasil.

Cidade referência

Para a coordenadora da atenção primária da Secretária Municipal de Saúde, Ana Rita de Faria, ser referência para outras cidade é o reconhecimento de que Uberlândia está no caminho certo para ter continuar oferecendo atendimento público de qualidade. “É um trabalho de muita responsabilidade que mostra que as unidades básicas são capazes de transformar a saúde da cidade. Já melhoramos o fluxo do acesso à unidade, reduzimos o tempo de espera com o bloco de horas, ampliamos o cadastro familiar e de estratificação de risco, entre outros. Agora, queremos ampliar todas as práticas positivas para toda a rede”, contou.

O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, marcou presença no Seminário e reforçou a importância da cidade ser um centro colaborativo de bons exemplos. “Uberlândia aprimorou os processos de trabalho e ampliou o acesso da comunidade em pouco tempo de trabalho. Com isso, é capacitada para ser referência para outras cidades, colaborando com boas práticas”, enfatizou.

Consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) por 10 anos e um dos mais renomados especialistas em saúde pública do Brasil, o professor e doutor Eugênio Vilaça Mendes foi um dos consultores do Conass na implantação do Qualifica SaUDI localmente e apontou que o caminho agora é consolidar o trabalho.

“É possível dizer que Uberlândia está no caminho certo. Pela forma como foi construído o projeto, a territorialização, a classificação de risco e tantos outros processos positivos, bem como a redução da mortalidade infantil, adquiriu velocidade para implantar todas as experiências positivas em outros locais, sendo referência para outras cidades”, finalizou.

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.