AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Uberlândia recebe R$150 milhões em investimentos da Cargill

Anúncio foi feito pelo prefeito Odelmo Leão e pelo diretor do negócio de Amidos, Adoçantes e Texturizantes da companhia, Laerte Moraes

Publicado em: 23/03/2018 12:36:44

A Cargill vai inaugurar três projetos na unidade da companhia em Uberlândia até o final de 2018. O anúncio feito na manhã desta sexta-feira (23) pelo prefeito Odelmo Leão e pelo diretor do negócio de Amidos, Adoçantes e Texturizantes da companhia, Laerte Moraes, terá o aporte de R$ 150 milhões. O investimento permitirá que a fábrica instalada na cidade disponibilize uma nova linha de soluções inovadoras para pecuaristas de corte e leite no mercado brasileiro. Também estão previstas ações voltadas para a produção de amido modificado (que proporcionará produtos alimentícios de maior valor agregado) e para a redução de aproximadamente 30% de consumo de água potável na planta.

As obras já foram iniciadas e vão gerar 600 postos de trabalho. Quando finalizados, os projetos abrirão 20 novas vagas para operação e 80 empregos indiretos relacionados à manutenção e logística. “Temos nos esforçado, assim como nossos trabalhadores, para reconstruir Uberlândia. E investimentos assim nos mostram que os empresários estão reconhecendo o esforço e confiando no potencial da cidade para ampliar seus negócios. Quando o mercado se diversifica, é impulsionado e mais oportunidades de emprego e renda são oferecidas para a nossa população”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Um dos maiores complexos industriais

A Cargill iniciou suas operações em Uberlândia em 1986 e ampliou a fábrica em 1990, com a implantação da unidade de Amidos e Adoçantes. Em 2000, a companhia construiu na cidade uma fábrica de acidulantes. Hoje, 1.118 funcionários trabalham na maior unidade fabril da Cargill no Brasil. “Com o objetivo de aumentar o valor agregado dos produtos e ingredientes comercializados e alcançar a excelência operacional com eficiência e sustentabilidade das operações, estamos investindo na unidade de Uberlândia, um dos maiores complexos industriais do país”, ressaltou Laerte Moraes, diretor do negócio de Amidos, Adoçantes e Texturizantes da Cargill América Latina.

Sustentabilidade

Consciente da importância essencial do uso racional da água para a vida, a Cargill tem a meta global de, até 2020, aumentar a eficiência do uso deste recurso natural, tendo como base 2015 quando consumiu 8,9 milhões de m³ de água. Dessa forma, a empresa visa diminuir o volume utilizado por tonelada de produto produzido, reduzindo, assim, seu impacto.

Um dos projetos que será colocado em prática a partir deste ano é a reutilização de águas residuais tratadas por meio dos mais modernos processos de purificação com sistemas de membranas filtrantes que removerão contaminantes orgânicos e inorgânicos. “Vamos reutilizar 95 m³/h de água tratada no processo das torres de resfriamento, o que permitirá a redução de aproximadamente 30% de consumo de água potável no site de Uberlândia”, explicou Moraes.

Nutrição Animal

A nova planta de dieta úmida para ruminantes proporcionará a criação de uma melhor alternativa para pequenos e médios pecuaristas brasileiros. “O projeto é um avanço na indústria de nutrição animal, uma vez que não há uma solução similar para pecuaristas de corte e leite no Brasil, combinando excelente conveniência e alto valor nutricional. Para isso, faremos a mistura e homogeneização de ingredientes buscando dietas balanceadas para ruminantes”, destacou Moraes. A fábrica terá capacidade para produzir 60 mil toneladas ao ano.

Amidos

Utilizando toda a expertise dos profissionais da Cargill, a companhia passará a produzir amidos modificados em Uberlândia. “Nosso objetivo é possibilitar que nossos clientes se beneficiem da funcionalidade aprimorada desses amidos para atender às necessidades dos consumidores”, apontou Moraes. Com o projeto, a Cargill busca atuar de forma mais relevante neste mercado.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.