AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Abertas as inscrições para oficina sobre a boneca Abayomi

Símbolo da resistência negra, objeto é tema de workshop gratuito promovido na Oficina Cultural

Publicado em: 16/04/2018 06:55:51

Durante séculos, milhares de escravos africanos foram transportados em navios negreiros com destino à América do Sul. Não bastassem as condições às quais eram submetidas, muitas mães se desdobravam para que as crianças não percebessem a situação que enfrentavam. Rasgavam as próprias roupas e confeccionavam bonecas que acalentavam seus herdeiros durante as expedições. A essas bonecas, foi dado o nome de Abayomi, objeto que inspira uma atividade realizada na Oficina Cultural, com inscrições a partir desta semana.

As oficinas para confecção das bonecas acontecem nos dias 3, das 19h às 21h, e 4 de maio, das 14h às 16h. As atividades serão conduzidas pela servidora da Secretaria de Cultura, Flávia Fonseca. Apesar de gratuitas, as vagas são limitadas. Para se inscrever, basta que os interessados se dirijam até a Oficina Cultural, das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. O local está situado na praça Clarimundo Carneiro, 204, no bairro Fundinho.

Sobre Flávia Fonseca

Formada em cinema, Flávia se especializou em políticas públicas voltadas à igualdade racial e encontrou na prática da boneca Abayomi, uma forma de estimular ainda mais a conscientização e o respeito no município.

“Trata-se de uma boneca histórica, que carrega uma simbologia de resistência, tradição e poder feminino. Fazemos de maneira simples, com pedaços de pano, de diferentes formas, sem linha, cola ou agulha, para manter a fidelidade ao que as mulheres faziam no passado, e assim ajudamos a estimular o conhecimento das crianças sobre um assunto tão importante”, disse.

Arte como instrumento de educação

Ainda segundo Flávia, além de fortalecer a aptidão para mais uma expressão artística, as oficinas também reforçam a importância do respeito e da educação a partir das lições vivenciadas no passado. “Utilizamos a boneca como elemento de sensibilização. Além da confecção, contextualizamos toda a história, e ao mesmo tempo em que produzimos, conversamos sobre os valores e a igualdade na sociedade”, completou.

Participe!

O quê: Oficina Boneca Abayomi
Quando: dias 3 (das 19h às 21) e 4 de maio (das 14h às 16h)
Onde: Oficina Cultural de Uberlândia, localizada na praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho.
Inscrições abertas! 

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.