AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Produtores rurais participam de encontro com foco na criação de frango caipira

Evento aconteceu nesta segunda-feira (14), no anexo da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos

Publicado em: 14/05/2018 17:51:01

Assim como qualquer outro ramo da produção rural, a criação de aves caipiras exige cuidados e regras que devem ser cumpridas, com responsabilidade, segurança e conhecimento técnico aprimorado. Estes foram alguns dos fatores que mobilizaram diversas pessoas nesta segunda-feira (14), para um encontro no anexo da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos.

Com o intuito de abordar assuntos que vão desde a legalização até a comercialização dos produtos, o encontro mobilizou 30 interessados, que se deslocaram ao setor para esclarecer dúvidas, trocar experiências e enriquecer o aprendizado. Um dos pontos observados foi o cadastro junto ao Instituo Mineiro de Agropecuária (IMA).

Oportunidade de negócios

Há um ano, Caroline Leandro da Silva ingressou no ramo da avicultura caipira. Nesta quinta-feira, ela teve a chance de fazer deste conhecimento uma nova opção de renda para a família em um futuro próximo. “Tenho muita expectativa de aumentar minha estrutura, mas é preciso sempre conhecer melhor o mercado. No frango caipira, enxergo uma oportunidade de negócios que, se for feita da forma correta, com certeza vai agregar muito valor”, disse.

Para o comerciante Cássio Cardoso, a avicultura ainda é uma novidade. “Soube do encontro e, como estou à procura de conhecimento, qualquer informação é válida, principalmente com a experiência que a Secretaria de Agropecuária pode nos passar. Espero seguir com este apoio. Temos uma propriedade pequena e queremos agregar algo para obter retorno”, afirmou.

Organização da cadeia produtiva

De acordo com o diretor de Agropecuária da secretaria, André França, o intuito é estimular o senso crítico entre os produtores, para que consigam compreender a importância da regularização dessa prática. “Muitos vêem a criação de aves como uma atividade secundária, como alternativa dentro das propriedades rurais. Não há uma dedicação técnica a esse produto, que busque a legalidade e padronização. O nosso objetivo, dentro do programa Novo Agro, é organizar a cadeia produtiva da agricultura caipira, fomentando a produção com escala adequada e diminuindo a burocracia que existe em cima deste produto”, disse o diretor, que reforçou o apoio por parte da secretaria.

“Concomitante a isso, oferecemos equipe técnica para dar assistência integral nessa área, com organização, planejamento a curto, médio e longo prazo, envolvendo a aquisição de animais, instalação de sanidade, melhoramento genético e a obtenção de insumos, com responsabilidade, pensando também em reduzir o custo desse processo entre eles. É o mínimo que fazemos para o objetivo final, que é o produtor poder fornecer ao mercado um produto legalizado, com inspeção municipal”, completou.

Novo Agro

A atividade desta segunda-feira foi mais uma realização que integra o Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro. Lançado em novembro do ano passado pelo prefeito Odelmo Leão, o programa visa fomentar a economia rural com foco na agroindústria de pequeno porte, agroecologia, piscicultura, turismo rural e gastronomia. Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.