AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Prefeitura promove atividades para o Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Ações buscam conscientizar sobre uma maior aceitação social e a redução do preconceito

Publicado em: 16/05/2018 09:33:47

Em memória ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá várias ações de conscientização e reflexão sobre a socialização das pessoas com transtornos mentais. Durante essa semana, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) realizarão rodas de conversas nas salas de espera e espaços para reflexão com pacientes e familiares.

O encerramento das atividades será no dia 18 de maio, na UBSF Tocantins, a partir das 8h. A equipe da unidade preparou várias ações, como prática de danças circulares exposições, grupos de conversa e exposições sobre o dia.

Segundo o coordenador da Rede Municipal de Saúde Mental, Waleska Rodrigues, a data também marca as mudanças na forma de conduzir os tratamentos dos pacientes. “As atividades nesta semana buscam contribuir para que não haja estigmatização e preconceito com os pacientes que sofrem transtornos mentais”, disse.

Caps

Em Uberlândia, existem três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para atendimento de adultos: um para atendimento de crianças e adolescente e outro para tratamento de usuários de álcool e outras drogas. Além disso, existe o Centro de Convivência e Cultura, que cuida da reinserção social de pessoas com transtornos mentais graves.

Também existe um Caps para tratamento de usuários de álcool e outras drogas, ligado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e uma enfermaria de leitos em saúde mental, também do Hospital de Clínicas da UFU.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.