AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Prefeitura entrega novos jogos pedagógicos a 120 escolas municipais

Ferramentas vão auxiliar no desenvolvimento de quase 31 mil alunos; entrega aconteceu na tarde desta quinta-feira (7) no Centro Administrativo

Publicado em: 07/06/2018 16:14:02

Em continuidade à série de investimentos da Prefeitura de Uberlândia na rede municipal de ensino em 2018, o prefeito Odelmo Leão realizou, na tarde desta quinta-feira (7), a entrega de mais de quatro mil brinquedos pedagógicos para 120 escolas municipais. O evento aconteceu na Sala de Reuniões do Centro Administrativo e contou com a presença de autoridades e diretores das unidades beneficiadas. Os novos materiais contribuirão para a aprendizagem de quase 31 mil alunos. 

A nova entrega é, de acordo com o prefeito Odelmo Leão, mais uma prova de que, apesar da situação econômica por que o país passa, Uberlândia tem conseguido manter investimentos significativos na Educação. “A área é uma das nossas prioridades, tanto que destinamos 32% (sete pontos percentuais a mais do que preconizado por lei) de nosso orçamento para ela. Só neste ano, já conseguimos avanços importantes, como o aumento de vagas na rede, a retomada das obras da Emei Canaã e a construção de cobertura de quatro quadras poliesportivas. Isso se chama responsabilidade com o dinheiro público. Educar bem nossas crianças é, logicamente, garantir um bom futuro para nossa cidade”, destacou Odelmo Leão.

Aprendendo brincando

Os jogos são compostos por 79 modelos diferentes. Eles serão utilizados no processo de ensino-aprendizagem de 30.779 alunos, dos quais 20.708 são da Educação Infantil e 10.071 dos anos iniciais do Ensino Fundamental, todos matriculados em 120 escolas municipais. Dessas unidades, 67 são Emeis e 53 fundamentais. Para a aquisição dos brinquedos, foram investidos R$ 328 mil provenientes do orçamento da Secretaria Municipal de Educação (SME).

A secretária municipal de Educação, Célia Tavares, explica que foram escolhidas ferramentas comprovadamente capazes de gerar efeitos positivos na formação corporal, afetiva e cognitiva dos alunos. “Na educação infantil e nas séries iniciais, os brinquedos e os jogos pedagógicos facilitam o processo de aprendizagem, pois dão oportunidade das crianças interagirem ludicamente com os conteúdos. Algumas das mais prestigiadas pesquisas acadêmicas apontam que essa característica contribui para elementos como raciocínio, concentração, memória, capacidade de resolução de problemas e estímulo à alfabetização”, concluiu a secretária.

Entrega aguardada

A diretora da Emei do bairro Martins, Jacqueline Esteves Lacerda, revela que toda a equipe da unidade está aguardando com muita expectativa pela entrega. “Ficamos muitos anos sem receber ferramentas assim. Será de suma importância, porque os brinquedos se desgastam com o tempo. O que mais vemos de resultado nesse tipo de atividade lúdica é a socialização dos pequenos, pois aprendem a interagir com os colegas, a trabalhar em grupo e a compartilhar as peças”, contou.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.