AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Nova estrutura do Arquivo Público é entregue pela Prefeitura

Modernização do espaço aprimora ainda mais o atendimento à população

Publicado em: 08/06/2018 14:39:20

O prefeito Odelmo Leão participou, na manhã desta sexta-feira (8), da entrega da nova estrutura do Arquivo Público Municipal. Há quatro anos sem condições de receber documentação, o espaço agora conta com capacidade para receber massa documental por pelo menos mais duas décadas. Uma conquista que tem sido trabalhada desde a mudança do endereço, em 2017.

Durante a solenidade, o prefeito conheceu todas as novas dependências e lembrou o trabalho a fim de aprimorar o atendimento à comunidade. “Quando assumi novamente a prefeitura pela vontade do povo de Uberlândia, disse que iríamos reconstruir a nossa cidade, e cada passo é parte deste processo. Encontramos o Arquivo Público numa realidade totalmente diferente da que deixamos e hoje entregamos um novo espaço, com todas as condições e ferramentas para atender a população”, disse.

Nova realidade

Anteriormente, o serviço funcionava no bairro Brasil, em dimensões que sequer chegavam à metade das atuais. A nova estrutura, localizada na rua Ceará, 3105, no bairro Custódio Pereira, possui 1,3 mil metros quadros. A ampliação e modernização permitem que historiadores, pesquisadores e toda a população possam encontrar com ainda mais facilidade aquilo que procuram, com tecnologias que fortalecem a preservação da memória local.

“É um espaço que abriga a documentação permanente do município, com laboratório, sala de restauro, totem com vídeos da nossa história, higienização dos materiais e ambientes para pesquisadores, separados do volume da massa documental”, destacou a secretária de Cultura, Mônica Debs.

Inovação a favor do passado

Entre as novidades encontradas no espaço, está a instalação de um armário deslizante, capaz de economizar espaço e documentos, além da digitalização de peças como fotografias e jornais. “Assim, conservamos a vida útil desses documentos e todo o processo de higienização e armazenamento”, completou a coordenadora do Arquivo Público, Karla de Oliveira.

Abertura de exposição

O evento desta sexta-feira também marcou a abertura da exposição que colorirá o espaço nos próximos meses. A montagem é composta por gravuras do artista uberlandense Geraldo Queiroz, falecido em 1958, cujo legado passa a ser mantido no calendário cultural de Uberlândia.

História à disposição do povo

Criado em 1986, o Arquivo Público tem a finalidade de armazenar e preservar a documentação pública produzida pela Prefeitura e Câmara Municipal de Uberlândia. Além desta documentação, mantém sob custódia algumas importantes coleções constituídas por documentos iconográficos, cartográficos, manuscritos, jornais, fotografias e revistas sobre a cidade. Como resultado do projeto “Depoimentos”, o local ainda dispõe aos pesquisadores entrevistas gravadas e transcritas, realizadas com pessoas de diversos segmentos da comunidade, além de uma Biblioteca de Apoio, com publicações e trabalhos científicos resultantes de pesquisas realizadas na instituição.

Visite o Arquivo Público de Uberlândia!
Localização: rua Ceará, 3105, bairro Custódio Pereira
Contato: (34) 3232-9022 e (34) 3232-4744
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h15

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.