AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Feira Agroecológica será realizada todas as terças no Parque do Sabiá

Produtores comercializarão alimentos naturais no quiosque ao lado da portaria do bairro Santa Mônica; primeira edição aconteceu na noite de hoje (19)

Publicado em: 19/06/2018 19:44:05

Após o sucesso da primeira edição, realizada na noite de hoje (19), a Feira Agroecológica passará a acontecer periodicamente no Parque do Sabiá. A iniciativa da Prefeitura de Uberlândia, que valoriza a produção natural, gera renda e promove a alimentação saudável, será promovida todas as terças-feiras no quiosque ao lado da portaria do bairro Santa Mônica.

A ação integra as atividades do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais - Novo Agro e levou mais de 60 tipos de produtos naturais para venda e degustação. “Além de incentivar a alimentação saudável, nossa intenção é aproximar o produtor do consumidor, mantendo essa ligação direita, sem a necessidade do intermediário. A comunidade entendeu esse propósito e, por essa razão, decidimos fazer com que a feira passe a fazer parte da agenda do parque”, contou o diretor de Agronegócios da Secretaria municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, André França.

Diversidade de produtos

Agora, todas as terças-feiras, a partir das 18h, quem comparecer à Feira Agroecológica poderá adquirir produtos folhosos, tubérculos, plantas medicinais e alimentícias não-convencionais (Panc), raízes e castanhas, além de outras opções cultivadas com técnicas naturais que respeitam a conservação e a recuperação do meio ambiente.

O produtor rural Lorival da Silva trabalha com plantio e comercialização de produtos naturais há dois anos e, com a sequência da feira, espera que os alimentos livres de agrotóxicos se tornem ainda mais acessíveis à população. "São itens saudáveis e deliciosos. É uma satisfação muito grande ver o nosso produto e o nosso trabalho sendo reconhecido por quem frequenta aqui", afirmou.

Degustação Sabores do Campo

A primeira Feira Agroecológica realizada no Parque do Sabiá também contou o projeto Degustação Sabores do Campo, organizado por alunos do curso de Nutrição da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Na oportunidade, foram apresentadas receitas de iguarias agroecológicas naturais da região, mas que se perderam com o tempo, tais como chips de inhame e charuto de ora-pro-nóbis

A psicóloga Veridiana Rocha que estava no parque para caminhar aproveitou a feira para experimentar os alimentos e aprovou. "Parabéns pela iniciativa é pelo incentivo ao consumo de produtos naturais. Acontecendo no parque a gente soma a prática com a alimentação saudável", lembrou.

Novo Agro

O Programa Novo Agro foi lançado em novembro do ano passado pelo prefeito Odelmo Leão. Além da agroecologia, o programa tem o objetivo de fomentar a economia rural do município em outros quatro pilares principais: Agroindústria de Pequeno Porte, Piscicultura, Turismo Rural e Gastronomia.

Desde então, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit), executou inúmeras ações concretas, como a publicação de novas leis, eventos, cursos, capacitações dentre outras iniciativas de fomento. Ao todo, dez entidades e órgãos são parceiros do poder público no desenvolvimento das diretrizes.

Coloque na agenda!
O quê: Feira de Produtos Agroecológicos
Onde: Parque do Sabiá, no quiosque multiuso. (Entrada pela avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery)
Quando: Todas as terças-feiras (19), das 18h às 21h
Entrada gratuita

SECOM
 

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.