AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Plataforma é lançada para aprimorar a comunicação entre prefeitura e empresas

Empreendimentos devem se cadastrar no sistema Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) entre julho e dezembro deste ano

Publicado em: 03/07/2018 07:20:56

Planejar e implantar métodos que aumentem a eficiência da administração pública e que facilitem a vida do cidadão são algumas das prioridades da Prefeitura de Uberlândia. Por isso, a Administração Municipal elaborou mais uma ferramenta: o sistema Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC), um ambiente online criado para ser, a partir de agora, o canal de comunicação oficial da Secretaria Municipal de Finanças com as empresas instaladas na cidade. Por ele, mensagens, intimações, notificações, auto de infrações e outros processos que eram comunicados por correspondência serão realizados virtualmente.

Como utilizar

Para que o DEC possa ser utilizado como caixa postal oficial, os donos das empresas ou contadores deverão realizar cadastro no sistema (http://udigital.uberlandia.mg.gov.br/dec/) entre os meses de julho e dezembro deste ano, de acordo com cronograma do ramo de atividade estabelecido pelo decreto municipal 17.656 de 25 de junho de 2018. O cadastro é obrigatório para todas as pessoas jurídicas prestadoras de serviço e pode ser efetuado com o certificado digital utilizado pela Receita Federal.

Aqueles que não detêm certificado digital podem realizar um pré-cadastro no DEC, mas terão que validar o registro presencialmente mediante agendamento online para atendimento na plataforma do Centro Administrativo Municipal. Importante ressaltar que, enquanto o período de cadastramento estiver vigorando, a Secretaria Municipal de Finanças ainda continuará remetendo correspondências para se comunicar com as empresas. Entretanto, a partir de 2019, toda a comunicação deverá ser realizada exclusivamente pela plataforma online.

Mais uma ferramenta online

O secretario municipal de Finanças, Henckmar Borges, explica que o DEC é mais uma das soluções que integram o programa Gestão Total, implantado por determinação do prefeito Odelmo Leão para modernizar, melhorar a eficiência e retomar a credibilidade da administração pública. “O DEC é mais um passo do projeto que temos de, no futuro, tornar online todos os processos administrativos e financeiros junto ao cidadão e contribuinte. Um processo que, a cada avanço, torna mais fácil a comunicação e a resolução de diversas questões. Além disso, significa economia de recursos e tempo para todos”, explicou.

Via Pmat
 
O Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) também foi desenvolvido por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (Pmat) financiado em Uberlândia pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  O sistema integra, com um investimento de R$ 12,3 milhões, o pacote de melhorias que a Prefeitura de Uberlândia idealizou para modernizar o sistema de gestão financeira e administrativa do Município. O ambiente foi programado pela DSF Inteligência Tributária Municipal, que já entregou à administração o Portal de Negociação neste ano e o Sistema Integrado de Administração Tributária Municipal (Siat) em outubro de 2017.

Acesse o DEC pelo endereço http://udigital.uberlandia.mg.gov.br/dec/
 

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.