AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Adutora de água bruta da ETA Capim Branco segue em construção

Cinco quilômetros de tubulação ligarão a represa até a estação de tratamento

Publicado em: 03/07/2018 07:35:19

Uma das frentes de trabalho da obra da Estação de Tratamento (ETA) Capim Branco que continua a ser executada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) é a construção da adutora de água bruta. Os cinco quilômetros de tubulação de aço (com 1,5 metro de diâmetro) estão em processo de soldagem e, posteriormente, serão instalados nas valas abertas às margens da estrada de Pau Furado, principal acesso à comunidade Tenda do Moreno.É por esses tubos que a água é captada da represa será levada até a ETA.

Os dutos estão à margem da estrada e serão conectados um ao outro até completar toda a extensão. Para execução deste serviço o trânsito na estrada do Pau Furado passa por interdições momentâneas pelo sistema pare-siga. O local está bem sinalizado e funcionários do consórcio BCC, responsável pela obra, orientam os usuários da via.

Função da adutora

Essa adutora captará a água na represa, por meio do canal de captação e levará para a ETA. É ali que, após passar pelo processo de tratamento, seguirá por uma outra adutora (de água tratada, que tem pouco mais de 20 km de extensão e já está praticamente pronta) até o reservatório localizado no bairro Custódio Pereira, onde será distribuída para a população. Um trecho que estava em execução na avenida Rui de Castro Santos, bairro Custódio Pereira, próximo à rotatória do cruzamento com a avenida Sacadura Cabral está na fase de arremate e posterior conclusão.

Trânsito

Além da operação pare-sigana estrada de Pau Furado, há ainda um desvio na entrada que dá acesso ao canal de captação. A intervenção é necessária para garantir a segurança dos motoristas, bem como dos funcionários da empresa responsável pela obra. Todo o trecho está sinalizado.

Obra

As obras do Sistema de Captação e Tratamento de Água Capim Branco, construída às margens do rio Araguari,recebem cerca de R$ 300 milhões em investimentos e, interligada às estações já existentes (Sucupira e Bom Jardim), garantirão o abastecimento a 1,5 milhão de pessoas.

SECOM
 

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.