AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Biblioteca Municipal abre exposição de livros feitos de xilogravura

Montagem ficará disponível para visitação até a próxima sexta-feira (13).

Publicado em: 10/07/2018 11:55:38

Além do acervo de mais de 40 mil obras literárias, a Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubistchek de Oliveira terá, até a próxima sexta-feira (13), alguns exemplares pouco convencionais. Nesta semana, foi montada no espaço a exposição Livros de Artistas, com trabalhos de xilogravuras de alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Em vez de celebrar as letras, como fazem os livros tradicionais, as peças artísticas foram montadas com objetivo de valorizar a forma, o volume, tamanho e a aparência de um livro, criando novos aspectos curiosos às suas capas e páginas. Foram reunidos trabalhos de 37 universitários, sob a orientação do professor Carlos Henrique Araújo.

De acordo com o docente, a proposta era que cada artista moldasse a sua visão do que significa uma publicação. “Queríamos fazer livros de artistas. Tratam-se de obras de arte baseadas no convencional. Os alunos deviam utilizar o conteúdo e as propostas dos livros, mas com liberdade para criar novos formatos, cores, aspectos e dimensões inesperadas”, ressaltou.

As peças foram realizadas com base em técnicas aprimoradas de xilogravura, no qual o artesão faz uso de pedaços de linóleo para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução. Em seguida, este relevo recebe uma camada de tinta e é prensado em algum papel ou outro suporte para revelar a ilustração.

A exposição ficará aberta até sexta-feira, das 8h15 às 18h45. A Biblioteca Municipal fica na praça Cícero Macedo, bairro Fundinho.

Confira a mostra!

O quê: Exposição Livro de Artistas
Onde: Biblioteca Municipal, na praça Cícero Macedo, bairro Fundinho
Visitação: Até sexta-feira (13), das 8h às 18h45

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.