AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Estrutura montada pela prefeitura na BR-365 oferece apoio a romeiros

No primeiro dia de funcionamento, mais de 100 devotos foram atendidos no local

Publicado em: 03/08/2018 19:01:30

Sopa quentinha, frutas, atendimento médico e espaço para descanso. Nesta sexta-feira (3), primeiro dia de funcionamento da estrutura de apoio aos devotos que vão para o município de Romaria, mais de 100 pessoas passaram pelo local montado pela Prefeitura de Uberlândia (até o momento). A instalação foi erguida no km 565 da BR-365 e conta com 436 metros quadrados.

Com muita energia e simpatia, a dona Rosália Martins de 99 anos ajuda os romeiros há quatro décadas. “Quando comecei a trabalhar isso tudo era mato e como antigamente não tinha enfermeira, eu aplicava até injeção. É a fé que me traz aqui todos esses anos e se Deus permitir, ano que vem estarei de volta”, conta a senhora.

De chinelo e meia, a produtora rural Maria José saiu da cidade de Araguari às 4h da manhã e encontrou no espaço uma motivação para continuar o caminho. “É o sétimo ano que faço a caminhada e estou pagando uma promessa que fiz pela saúde do meu pai, que estava desacreditado pelos médicos. Depois de alguns anos ele acabou falecendo, mas eu continuo fazendo a caminhada em memória dele. Parei aqui para descansar e tive o apoio que precisava”, explicou.

A mãe, o esposo e o filho da produtora rural a acompanham de carro por todo o caminho. “Eles andam 2 km e esperam eu chegar. Além de trazer água e comida, eles me dão motivação para ir até o final. Se Deus quiser amanhã voltaremos juntos para a casa”, revelou Maria.

A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Leila Oliveira, apoia os romeiros há 16 anos. “A barraca é o maior suporte que os devotos têm e quando eles chegam aqui, renovam as forças, tomam uma sopa e encontram sustento para continuar”, contou. Só da secretaria são 30 técnicos de enfermagem envolvidos.

Saúde e segurança

A estrutura, que começou a ser construída no mês de julho, é considerada uma das mais completas desde que o serviço começou a ser oferecido, há mais de quatro décadas. São seis tendas de apoio dotadas de energia elétrica e água. Além de sanitários e cantina, os romeiros têm, por exemplo, uma área específica para cuidar da saúde, onde podem lavar os pés e receber uma massagem enquanto descansam da caminhada. Uma ambulância ficará disponível 24 horas durante o período de festa.

“Todo ano, muitas pessoas fazem questão de vir aqui e doar vários tipos de mantimentos. Esta ajuda é muito bem-vinda, já que o mais importante é garantirmos uma boa alimentação e conforto a quem passa por aqui”, explicou o chefe do Núcleo de Gestão Operacional da Secretaria Municipal de Obras e coordenador da montagem, José Carlos da Cunha.

Apoio

A centenária celebração religiosa é considerada um patrimônio imaterial de Minas Gerais, mobilizando milhares de fiéis a cada edição. Para assegurar a melhor experiência possível aos peregrinos até o dia 15 de agosto, o trabalho contará com a atuação de equipes das Secretarias Municipais de Agropecuária, Abastecimento e Distritos; Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico; Obras; Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil; Saúde e Administração; além do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.