AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Gestores financeiros participam de capacitação sobre contenção de gastos

Servidores foram orientados por especialistas em gestão de finanças públicas

Publicado em: 09/08/2018 16:43:03

Em continuidade às ações de contenção de gastos, conforme necessidade reforçada ontem (8) pelo prefeito Odelmo Leão, os gestores financeiros e orçamentários das secretarias municipais se reuniram novamente, nesta quinta-feira (9), para debater e tirar duvidas sobre o tema. No encontro organizado pela Secretaria Municipal de Finanças, os servidores foram orientados por uma advogada e contadora especialista em gestão orçamentária sobre as necessidades de diminuição de custos sem que afete a eficiência da máquina pública e os serviços essenciais à população.

O encontro também serviu para tirar duvidas sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019, que deve ser enviada para discussão a apreciação dos vereadores na Câmara Municipal até o dia 28 de setembro. “Esse momento já estava pré-agendado e ganhou ainda mais importância depois que o prefeito apresentou a grave situação financeira e reforçou o pedido para que façamos gestão responsável. Foi importante para deixar todos os gestores das secretarias a par da situação, mas, principalmente, para termos um apoio maior nesses tempos de dificuldade e com embasamento jurídico”, afirmou o assessor municipal de Finanças, Lindolfo Vilela de Andrade.

A partir de agora, com auxílio de consultores, os gestores terão encontros agendados para esclarecer duvidas e serem orientados na construção dos próximos orçamentos, enxugando os custos e mantendo tanto a eficiência quanto a qualidade dos trabalhos.

Gestão responsável

Trabalhando com dificuldades e grandes desafios, a Prefeitura de Uberlândia enfrenta ainda a existência de dívidas herdadas e o atraso frequente de repasses obrigatórios por parte do Governo de Minas Gerais. Último levantamento realizado pela Associação Mineira dos Municípios (AMM) e repassado à prefeitura mostra, por exemplo, que a dívida do estado para com Uberlândia já passa de R$ 152,2 milhões. São recursos referentes a parcelas de direito não repassadas do IPVA, ICMS, Fundeb, Saúde, dentre outros.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.