AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Arquivo Público inaugura seção especial para guarda de projetos do PMIC

Desde 2003, mais de 800 propostas receberam incentivos do Município

Publicado em: 13/09/2018 15:04:55

Durante 15 anos, mais de 800 projetos deixaram o imaginário para enriquecer ainda mais a programação cultural de Uberlândia. Idéias, sonhos e vontades que se tornaram realidade graças ao Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC). A partir de hoje (13), grande parte deste acervo poderá ser encontrado em uma seção especial, inaugurada no Arquivo Público Municipal.

De acordo com a secretária de Cultura, Mônica Debs, o evento desta quinta-feira representa um marco no segmento no cenário local. “É um espaço pensado para valorizar todos que ajudaram a construir este legado cultural. Assim, no futuro, quem procurar um projeto que foi efetivado no início dos anos 2000, por exemplo, poderá encontrar seu produto preservado. Hoje, 5% da mão de obra do Brasil é da área cultural e o PMIC é um dos grandes responsáveis por estabelecer essa cadeia produtiva”, disse.

Além da inauguração da guarda permanente, o evento desta quinta-feira também marcou a apresentação da nova identidade visual que irá permear os projetos do PMIC. A próxima edição, para o exercício de 2019, segue com inscrições abertas até o dia 21 de setembro. Para mais informações, clique aqui.

PMIC 15 anos – conheça gente que faz parte desta história

Odival Ferreira, livro Uberlândia Esporte Clube: a história e seus personagens (2016)

“Meu projeto surgiu a partir de uma investigação de quatro anos, que somei a minha experiência de mais de 40 anos na crônica esportiva. Ao longo de 400 páginas, levantei tudo desde a origem do futebol na cidade, em um trabalho de pesquisa que foi viabilizado graças ao PMIC. Para mim, a criação deste espaço vem assegurar que projetos como este não se percam no tempo e que as futuras gerações também tenham acesso”.

Enzo Banzo, vocalista da banda Porcas Borboletas, disco “Um Carinho com os Dentes” (2003 e 2004)

“Fomos contemplados com a gravação do nosso álbum de estréia no primeiro edital aberto pelo PMIC, em 2003, e depois com os shows de lançamento, em 2004. Foi um marco na história de quase 20 anos da banda, que veio para profissionalizar todo nosso trabalho. Além disso, foi importante para aprendermos como gerir um projeto, a aplicação de recursos etc. Desde então, já tocamos em vários lugares do Brasil e até fora. O próximo show, inclusive, será neste sábado (15) no Teatro Municipal, durante o Festival Timbre, que também tem apoio do programa”

Gabriel Caixeta Magalhães, produtor Festival Timbre, apoiado em 2017 e 2018

“O Timbre é um festival que fortaleceu muito com o PMIC. É um mecanismo fundamental para fazer com que os projetos culturais de diferentes áreas possam acontecer, e isso envolve a economia criativa, com feira gastronômica, exposição de artes, stands interativos entre outros. Estamos na quinta edição e nas duas mais recentes, tivemos o incentivo do programa, o que nos motivou a ampliar ainda mais a programação. Foi este apoio, por exemplo, que nos permitiu descentralizar a cultura, com shows gratuitos no bairro Roosevelt, por exemplo. Apenas na nossa equipe, são 50 pessoas envolvidas, fora serviços como som, bar e outros”.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.