AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Servidores municipais da Cultura recebem curso de brigada de incêndio

Treinamento foi oferecido durante dois dias no Museu Municipal

Publicado em: 14/09/2018 16:36:46

Máscaras, capacetes, viseiras, luvas, roupas de proteção contra fogo e extintores. Instrumentos que, durante dois dias, fizeram parte da rotina de servidores da Secretaria Municipal de Cultura, que integraram um curso de formação em brigada de incêndio. Iniciado ontem (13), o treinamento foi concluído nesta sexta-feira (14), quando os participantes puderam exercer na prática todo aprendizado difundido, na praça Clarimundo Carneiro.

Oferecido pela equipe do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, o curso foi promovido para os servidores que atuam na Oficina Cultural de Uberlândia e no Museu Municipal. Operar um equipamento, identificar produtos perigosos e atuar em emergências, por exemplo, são alguns dos conhecimentos que, para a diretora do museu, Thaís Tormin, passam a estar ainda mais alinhados diante de eventuais situações.

“Com o curso, tivemos a oportunidade de aprender ainda mais a como se comportar em situações emergenciais, abordando tanto a parte teórica quanto na prática. Outros espaços já receberam este treinamento e, agora, foi a nossa vez”, disse.

Preservação da vida e do patrimônio

Há 32 anos como servidora do Museu Municipal, a historiadora Regina Ribeiro atribuiu a atividade como um momento de preservação da vida e dos patrimônios do município. “É sempre importante passar por estes treinamentos, inclusive para reciclar o conhecimento. Estamos diariamente de portas abertas, recebendo um público muito grande, e essas iniciativas são fundamentais para que os profissionais estejam ainda mais preparados”, afirmou.

Projeto aprovado

Em média, 700 pessoas passam pelo Museu Municipal a cada mês em Uberlândia. Recentemente, o local teve seu projeto de prevenção a incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Um conjunto de fatores que, para o sargento Dárcio de Oliveira Araújo, tornam a atividade desta semana ainda mais importante para a preservação do espaço.

“É uma ação fundamental, tendo em vista a quantidade de público do Museu Municipal e da Oficina Cultural. A brigada de incêndio deve existir para minimizar ou eliminar um dano maior. Mesmo assim, nosso foco sempre será a prevenção. Todas as edificações devem proporcionar as devidas condições com meios preventivos, como é o caso do Museu, que já teve o projeto analisado e aprovado”, disse.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, todos os bens tombados pelo patrimônio histórico e cultural dispõem de projetos de prevenção e combate a incêndio. Além disso, os espaços recebem vistoria permanente, com manutenção e outras medidas preventivas, como troca de extintores, conforme preconiza a lei federal 13.425, de 30 de março de 2017. 

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.