AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Dia D (18) da Empregabilidade Inclusiva acontece no Centro Administrativo

Evento integrou o cronograma da 21ª edição da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que acontece até esta sexta-feira (21) em Uberlândia

Publicado em: 18/09/2018 18:41:44

Durante a tarde desta terça-feira (18), foi realizado no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal, o Dia D da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. O evento é promovido pelo Conselho Municipal a Pessoa com Deficiência de Uberlândia (Compod), com apoio da Prefeitura de Uberlândia, Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego, além da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). O evento faz parte da programação da 21ª edição da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.

A iniciativa reuniu representantes de entidades e de empresas que têm a obrigatoriedade de cumprir a cota de pessoas com deficiência. O evento surge para conscientizar as instituições da necessidade de oferecer trabalho como forma de demonstração de capacidade produtiva, como explica Gilmar Borges Rabelo, presidente do Compod.

“Nosso objetivo é expor a eficiência do processo da empregabilidade junto às pessoas com deficiência, demonstrando ainda que são extremamente aptos e têm total competência para exercer os mais variados tipos de função. A empresa nos traz as vagas que irão oferecer e nós damos o suporte para que ela tenha condições de receber o funcionário, com toda a acessibilidade que ele necessita”, afirmou.

Adequações

Segundo o procurador Paulo Gonçalves Veloso, um dos palestrantes da ocasião, é importante que se entenda que a pessoa com deficiência deve trabalhar com respeito e dignidade. “É imprescindível que entendam que a igualdade só pode acontecer a partir do momento que são oferecidas as mesmas oportunidades de trabalho e vida para grupos marcados pela vulnerabilidade. Não basta apenas promover a descriminalização”, afirmou.

Ainda segundo Veloso, é necessário que exista um esforço por parte das empresas para se adequar. “É necessário fazer valer a vaga de emprego. O sentido da cota é uma ação afirmativa, no contexto político público com a inserção no mercado de trabalho com oportunidades iguais e reais, para que não haja diferença entre as pessoas”, acrescentou.

Para fechar o dia de atividades, o grupo Anjos do Céu, formado por crianças e adolescentes do Centro Estadual de Educação Especial de Uberlândia, realizou uma apresentação no bloco 2 do Centro Administrativo, chamando a atenção de quem passava pelo local.

Cronograma

A semana faz menção ao 21 de setembro, quando é comemorado no Brasil o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Palestras, momentos culturais e jogos de interação integram a semana, sempre com a perspectiva de mobilizar a sociedade e promover atividades de inclusão cidadã.Já no dia 27 deste mês, acontece uma atividade especial: as finais dos jogos de integração, na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Fique ligado na programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Uberlândia.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.