AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Palcos livres abrem programação do 26º Festival de Dança do Triângulo

Apresentações acontecem em vários pontos de Uberlândia, a partir de segunda-feira (15)

Publicado em: 10/10/2018 07:04:43

Há 18 anos, o diretor artístico Fábio Vladimir trabalha com jovens com necessidades especiais por meio do projeto Dançando com a Vida. É pelo viés da arte que mais de 60 pessoas traduzem coreografias, ritmos e linguagens corporais em inclusão social. Motivos que fizeram do grupo um dos escolhidos para abrir a programação de Palcos Livres do 26º Festival de Dança do Triângulo, nesta segunda-feira (15), às 17h, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Shopping Park.

Veterano no segmento em Uberlândia, Fábio se reúne com várias atrações que pedirão passagem pelo município na próxima semana em Uberlândia. “O Festival de Dança tem um papel fundamental nesse quesito, de promover a inclusão. Precisamos incluir todas as pessoas no circuito cultural e espero que essa apresentação faça com outros queiram participar”, adiantou o dançarino, que prepara coreografias de samba, dança de salão, de rua e balé.

Para todas as idades

O evento no CEU Shopping Park se estende até as 19h30. No dia 17, será a vez do Pratic Center, do Terminal Central, entrar na rota dos palcos livres, com diversas atrações gratuitas. Uma delas será a Companhia de Dança Transmitindo Vida, que prepara uma verdadeira maratona de apresentações, com 20 bailarinos da terceira idade em três dias consecutivos.

“Iremos apresentar nos dias 17, 18 e 19 com coreografias de dança do ventre. São pessoas que nos surpreendem a cada ano, sendo até mais ativas que muitos jovens, e superam qualquer dor para poder participar dos ensaios. Para mim, é uma felicidade imensa. Minha satisfação é ver a alegria delas, a confiança que elas têm em mim, e essa valorização que o festival proporciona é muito importante”, afirmou a diretora Jaqueline Abadia da Silva.

Democratização da dança

No dia 18, o Festival de Dança invade a região central, com várias atrações gratuitas na praça Clarimundo Carneiro, das 17h às 19h30. A programação dos palcos livres encerra no dia 19, no mesmo período, no Uberlândia Shopping, novidade em 2018. Duas das atrações confirmadas serão do grupo Passo de Art e do Colégio Ressurreição Nossa Senhora, da diretora artística Malu Alves, personagem que está inserida na memória do evento.

“Participei da primeira edição do Festival de Dança do Triângulo como bailarina e chego a minha terceira edição seguida como diretora artística. Apenas no Passo de Art, são mais de 300 alunos a partir de dois anos, que levaremos para balé de repertório solo no Uberlândia Shopping, além das mostras amadoras e infantis. São ações como os palcos livres que estimulam a proximidade com o público e aumentam o alcance da dança aonde ela não chega. Isso também abre o horizonte de outras pessoas que um dia também poderão participar”, destacou.

26º Festival de Dança do Triângulo

Além de fazer a dança onipresente na cidade e torná-la acessível para todas as pessoas, a 26ª edição do Festival de Dança do Triângulo “Encontros: razão, emoção e cena” também proporciona uma experiência gratuita num dos cartões postais do município, com uma diversidade de apresentações no Teatro Municipal. A programação no local acontece do dia 16 a 21 de outubro. Para conferir o cronograma completo, clique aqui

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.