AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Produtores rurais participam de curso sobre manipulação de alimentos

Iniciativa integra um dos pilares do Novo Agro, desenvolvido pelo Município

Publicado em: 11/10/2018 07:28:49

Mandioca embalada a vácuo, abóbora cabotiá, doces e poupas de frutas do cerrado. Produtos que saem fresquinhos da propriedade de Rosa Maria, na zona rural de Uberlândia, onde mora com o marido, os filhos, o genro e os três netos. Há 14 anos, a agricultura familiar é o principal sustento da família, motivo que levou a produtora a participar do curso de boas práticas de manipulação de alimentos, oferecido desde segunda-feira (8) numa parceria entre a prefeitura e a Emater.

Voltado para agroindústria de pequeno porte, o treinamento será concluído nesta quinta-feira (11), na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), com mais de 30 participantes envolvidos durante todos os dias de parte teórica. Para Rosa Maria, a iniciativa superou as expectativas.

“Se hoje podemos tirar nosso sustento da terra, é graças a essas parcerias entre a Secretaria de Agropecuária, a Emater e os órgãos de inspeção municipal e estadual. Esta capacitação é um retrato disso. A agricultura familiar está presente em todos os dias da minha vida e é importante fortalecer essa consciência para oferecermos um produto cada vez melhor, mais saudável e com menos agrotóxicos”, disse Rosa.

Nova realidade

Há algum tempo, a vida da produtora Luciene Nogueira, o marido e os filhos também ganhou novas proporções. Moradora do setor leste de Uberlândia, a mulher comercializa quitandas, verduras e legumes nas feiras de pequenos produtores rurais. Recentemente, todo esse trabalho proveniente do campo possibilitou o que ela classifica como uma das maiores conquistas de sua família. 

“Fiz o casamento do meu filho recentemente só com o dinheiro que arrecadamos nas feiras, da agricultura familiar, e isso foi muito gratificante. Agora, estou em busca da agroindústria de pequeno porte, porque quero trabalhar com processamento de frutas e expandir cada vez mais. A Secretaria de Agropecuária tem nos ajudado bastante e espero crescer junto com esta equipe”, relatou.

Novo Agro

Difundido durante toda essa semana, a agroindústria de pequeno porte integra um dos pilares do Programa de Novos Negócios Rurais (Novo Agro), lançado em 2017 pelo prefeito Odelmo Leão por meio das secretarias municipais de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. A partir disso, os produtores recebem visitas domiciliares, orientações, inspeções e treinamentos, com apoio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

“É algo que agrega valor para toda a cadeia produtiva da agroindústria de pequeno porte, seja de origem animal ou vegetal, incluindo a infraestrutura, gestão, manejo, nutrição animal, logística. Com a gestão conduzida pela administração municipal, estamos trazendo mais esse produtor para a prefeitura e mostrando que podemos auxiliá-lo, dentro das legislações e da realidade de cada um, naquilo que podemos aprimorar”, destacou a coordenadora de inspeção de agroindústria do Município, Adélia Rodrigues Guimarães. 

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.