AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Eleições dos conselhos culturais do município encerram inscrições hoje (31)

População pode pleitear uma vaga no CMPC e no Comphac

Publicado em: 31/10/2018 11:49:36

Quem está ligado à cultura e quer contribuir ainda mais para sua área de atuação pode pleitear uma vaga nos conselhos municipais do setor para o biênio 2018/2020. A Prefeitura de Uberlândia convoca representantes da comunidade para se envolver nas eleições do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Cultural de Uberlândia (Comphac). Candidatos podem se inscrever até hoje (31).

Ambas as organizações são consideradas de extrema importância para o cenário cultural do município. “São os dois conselhos que norteiam e dão direcionamento das ações, ajudando no estabelecimento das políticas públicas culturais. É um trabalho construído em conjunto, com participação efetiva da sociedade civil, com acompanhamento e auxílio em nossas ações”, destacou a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs.

CMPC

O CMPC é um órgão colegiado paritário vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, com caráter permanente, consultivo, deliberativo e orientador. Seu objetivo é institucionalizar a relação entre administração municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura. Sua atuação proporciona uma participação da população na elaboração, execução e fiscalização de política cultural.

O grupo é composto por 26 conselheiros titulares, sendo 13 representantes da sociedade civil (representantes de áreas culturais, como teatro, artesanato e várias outras) e a outra metade de membros do poder público (representantes de secretarias municipais, Poder Legislativo, membros do Conservatório de Música Cora Pavan Capparelli, entre outros).

Entre os requisitos para concorrer a uma vaga, é preciso ter, no mínimo, 16 anos e comprovada atuação na área que pretende representar. As inscrições são realizadas de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Avenida Anselmo Alves dos Santos, nº 600, Bairro Santa Mônica.

As eleições serão setoriais e acontecerão na Oficina Cultural, no dia 6 de novembro, a partir das 20h. O edital completo pode ser acessado aqui.

Comphac

O Comphac é um órgão composto por 18 membros, de caráter colegiado, consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. Ele busca orientar a formulação da política municipal de proteção ao patrimônio cultural. Estão abertas vagas para três membros titulares e três suplentes, representando a comunidade civil. Estas pessoas vão se juntar aos representantes de órgãos como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade Federal de Uberlândia, secretarias municipais e Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais.

As inscrições são realizadas na Casa da Cultura, situada na Praça Coronel Carneiro, nº 89, bairro Fundinho, das 12h às 17h, de segunda a sexta-feira. O candidato precisa apresentar cópias de documentos de identificação, um breve currículo, um requerimento de inscrição e uma justificativa de participação.

Os titulares e suplentes serão escolhidos pelos membros atuais do COMPHAC, em reunião realizada no dia 13 de novembro de 2018, às 17h30, na Casa da Cultura. Todas as diretrizes do certame podem ser acessadas aqui.

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.