AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Mesa-redonda e palestra integram 1ª Semana de Cuidados Paliativos

“Atuações da equipe multiprofissional” e “Protagonismo do paciente nos cuidados paliativos” serão temas abordados no penúltimo dia de atividades

Publicado em: 07/11/2018 07:41:02

Os profissionais do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro e da rede de saúde discutem - até quinta-feira (8) - a importância dos cuidados paliativos, com foco nos princípios, fundamentos e no acolhimento ainda mais humanizado. A 1ª Semana de Cuidados Paliativos é conduzida por profissionais de vários setores, dando prioridade à reflexão de como melhorar a qualidade de vida e a atenção a toda a comunidade.

Nesta quarta-feira (7), às 10h30, em mesa-redonda moderada pela psicóloga do Hospital Municipal Letielle Tonon, o tema As Atuações da equipe multiprofissional nos cuidados paliativos será abordado com os participantes.

Mestre em Psicologia da Saúde pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduada em Medicina Paliativa, pelo Centro Universitário São Camilo/Instituto Paliar, Letielle explica que o foco principal é levar os participantes à reflexão de como aperfeiçoar o cuidado a pacientes e também dos familiares que estão inseridos no processo. “Nosso intuito é difundir amplamente o conceitos e importância desta assistência, com foco no alívio e prevenção de sintomas. Como não é possível alterar o curso da doença, nosso papel é melhorar a qualidade de vida, a assistência e o acolhimento do paciente e da família diante de um momento delicado”, disse.

Às 15h, os participantes discutem o Protagonismo do paciente nos cuidados paliativo: aspectos bioéticos com o advogado e doutor em direito público e direito da saúde pela Université de Lile (França), Ronaldo Behrens.

Cuidados Paliativos

A filosofia dos cuidados paliativos oferece assistência para as pessoas nas últimas fases de uma doença incurável para que possam viver o mais confortavelmente possível, dando atenção à qualidade e não na duração. Por isso, de acordo com a enfermeira coordenadora da clínica médica do Hospital Municipal, Verônica Miranda, é uma forma de oferecer assistência priorizando o indivíduo. “Nosso trabalho visa o bem-estar do paciente e não o tratamento de uma doença. Além do mais, sabemos que, quando há uma enfermidade sem cura, também precisamos abranger a assistência à família. Ela faz parte do processo e precisa ser acolhida com o mesmo cuidado”, observou.

Atividades

A abertura da 1ª Semana de Cuidados Paliativos aconteceu na segunda-feira (5), no átrio do Hospital Municipal. O encerramento ocorrerá na quinta-feira (8) com palestras às 10h e 15h. O Manejo de opioides, efeitos colaterais e controle de outros sintomas frequentes e O uso de hipodermóclise nos cuidados paliativos serão os temas abordados nas palestras. 

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.