AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Início da campanha Novembro Azul mobiliza público masculino

Nesta quinta-feira (8), atendimento será estendido até às 20h em todas as unidades de saúde da cidade

Publicado em: 08/11/2018 12:55:17

Nos mês destinado a intensificar a conscientização dos homens sobre os cuidados com a saúde, a Prefeitura de Uberlândia mobiliza dezenas de profissionais para a realização do Novembro Azul. Nesta quarta-feira (8), dia de início da campanha, além do atendimento já oferecido periodicamente, quem comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBS) poderá participar de diversas atividades especiais.

O técnico de farmácia, Josafá Alves, aproveitou a visita à UBS do bairro Santa Rosa para cortar o cabelo. “A campanha é muito importante porque estimula os homens a se cuidarem. É preciso atenção com o câncer de próstata porque é uma realidade que afeta muita gente e, mesmo assim, os homens são resistentes a irem ao médico”, contou.

Para facilitar o acesso do homem trabalhador aos serviços preventivos, as unidades de saúde - exceto as da zona rural - funcionarão hoje (8) até às 20h. Os pacientes poderão passar por avaliação com equipe multiprofissional, agendar consultas, solicitar exames conforme protocolos clínicos, receber orientações sobre o câncer de próstata, álcool e tabagismo, e vida sexual saudável, além de poderem cortar cabelo, fazer auriculoterapia e alongamento.

As atividades do Novembro Azul continuam durante todo o mês no horário de atendimento normal das unidades, das 7h às 19h.

Conscientização

As ações nas UBSs têm o objetivo de desmistificar e esclarecer sobre a importância dos procedimentos de prevenção, conforme aponta a coordenadora da atenção primária, Karina Kelly. “Esse mês é para intensificar a conscientização dos homens sobre a necessidade dos cuidados preventivos com a saúde. Eles geralmente são mais descuidados e todas as unidades estão preparadas para recebê-los e orientá-los sobre todas as enfermidades e as formas de prevenção”, destacou Karina.

Foi o caso do pai da autônoma, Iracema Lopes. “Ele só começou a se preocupar com a saúde depois dos 80 anos, quando começou a ter dificuldades para enxergar. Infelizmente, a preocupação com a saúde só veio depois de adoecer. Campanhas como essa são muito boas por conscientizarem sobre a importância e incentivarem a prevenção. Meu pai ficou empolgado quando soube das atividades que teriam aqui na unidade hoje e fez questão de vir participar”.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença que evolui lentamente. Sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Os principais sintomas desse tipo de câncer é a diminuição do jato de urina, dificuldades em urinar e uma mudança na frequência urinária, que aumenta.

Uma alimentação saudável, rica em verduras, vitaminas e cereais, é uma das formas de prevenir a doença. Além disso, é importante evitar gorduras de origem animal e alimentar-se excessivamente de carne. Não fumar, beber moderadamente e realizar atividades físicas também podem ajudar a diminuir os riscos de apresentar a doença.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.