AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Cineclube revive história de luta e superação com Malcom X

Filme será exibido gratuitamente amanhã (17), às 20h, na Oficina Cultural

Publicado em: 16/11/2018 17:34:45

Estados Unidos, 19 de maio de 1925. Na populosa cidade de Omaha, no estado de Nebraska, nascia aquele que se tornaria um dos maiores símbolos de resistência e luta pelos direitos dos negros nos Estados Unidos. Sua história rendeu comoção nacional e ganhou as telas de cinema em 1992. Amanhã (17), a partir das 20h, o Cineclube Cultura da Oficina Cultural apresenta o filme “Malcom X”.

A iniciativa faz parte da série de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura para comemorar o mês da Consciência Negra, com eventos em espaços como a Biblioteca Municipal e Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento.

Trajetória de superação

Na obra dirigida por Spike Lee, Denzel Washington interpreta o homem que marcou a história por sua liderança em prol do nacionalismo negro no território norte-americano. Depois de perder o pai, um pastor, brutalmente assassinado ainda em sua infância, e ver a mãe internada por insanidade, Malcom X vai para as ruas, onde se aproxima do islamismo.

Ao se converter religiosamente, Malcom se torna um fervoroso orador do movimento e se casa com Betty Shabazz, interpretada por Angela Bassett. Criou ainda a Organização para a Unidade Afro-Americana. No entanto, a luta contra a predominância branca e o rígido dogma da Nação Islã poderá colocar em risco até sua própria vida.

Lançado em 1992, o filme se passa entre as décadas de 40 e 60. A produção ainda rendeu o Oscar de melhor ator a Denzel Washington, em 1993. Para conferir a trama completa, baseada em fatos reais, basta se deslocar até a Oficina Cultural amanhã, a partir das 20h.

Prestigie!

O quê: filme ‘Malcom X’ no Cineclube Cultura
Quando: sábado (17), às 20h
Onde: Oficina Cultural, localizada na praça Clarimundo Carneiro, 204, centro
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada franca!

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.