AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Conjunto de ações municipais fomenta Turismo Rural de Uberlândia

Setor ganhou força no último ano com a execução do Programa Novo Agro, que completa um ano nesta semana

Publicado em: 27/11/2018 10:33:56

Uma extensa área verde, recursos hídricos e estabelecimentos especializados em lazer fora do ambiente urbano. Estes são alguns atrativos do Turismo Rural de Uberlândia, setor que nunca teve tanta valorização. Pela primeira vez na história, um conjunto de diretrizes tem explorado todas as suas potencialidades, como paisagens, propriedades e comércios. A área é um dos cinco pilares do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro, que completa seu primeiro ano nesta semana.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dilson Dalpiaz, a evolução das atividades turísticas foi proporcionada pelo relacionamento mais estreito entre gestão municipal e órgãos estratégicos. “Foi aberto um espaço para que os representantes do setor discutam com o município as suas necessidades, em nome do Conselho Municipal de Turismo”, explicou. O trabalho também é executado pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos.

Confira um pouco da evolução do Turismo Rural em Uberlândia:

Retorno ao Mapa do Turismo

A valorização do segmento turístico começou no primeiro semestre de 2017. Depois de se encontrar excluído do Mapa do Turismo Brasileiro em 2016, o Município voltou a figurar no documento oficial que reúne os principais atrativos do país. O retorno aconteceu após um empenho da gestão municipal em regularizar a situação da cidade diante do Ministério do Turismo. 

Catálogo de atrativos

Em dezembro de 2017, a Prefeitura de Uberlândia começou a catalogar os principais atrativos (naturais e de outras características) que compõem o cenário rural da cidade. Foram mapeadas, por exemplo, mais de 140 cachoeiras. Destas, dez têm grande potencial turístico.

Foram catalogados, ainda, locais, serviços e infraestruturas capazes de atrair pessoas para lazer ou negócios, como hotéis-fazenda, pesque-pagues e restaurantes. Todo esse conjunto de dados servirá de base para compor um material gráfico de orientação à população da cidade e visitantes.

Capacitação de profissionais

Para profissionalizar o atendimento a visitantes, foi realizado em janeiro deste ano um treinamento voltado a guias turísticos da região, preparando os profissionais para atender o público de atividades de aventuras em terra. A capacitação foi realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com apoio da Prefeitura.

Douglas Abrahão, um dos primeiros guias turísticos a atuar na cidade, foi um dos profissionais que participaram da capacitação. Na oportunidade, ele afirmou que a o setor na cidade tem ganhado força a cada dia. “O curso está de acordo com o mercado de turismo, porque temos visto a demanda aumentar muito. A região tem muitos atrativos naturais, o que faz crescer o interesse de novas pessoas a atuar nessa área”, destacou.

Consultorias gratuitas

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é um dos parceiros do Novo Agro. Neste ano, a entidade visitou dez propriedades rurais com potencial turístico. Nos locais, os empresários ou produtores receberam consultorias gratuitas para que pudessem melhorar suas performances.

Rosilene Divina Pires é dona de um pesque-pague. Nos últimos meses, ela se acostumou com as dicas de especialistas para tornar seu estabelecimento mais atrativo. “Eu fiquei muito feliz com o cuidado com o Turismo Rural. Essa ajuda que estamos recebendo é algo que nem conseguimos explicar, são conhecimentos fantásticos que nunca sonhamos ter e que estão melhorando muito nossas atividades”, explicou.

Valorização dos distritos

O Novo Agro também tem como objetivo a valorização dos quatro distritos. O Programa Viva Cidade visa à promoção de eventos em Tapuirama, Miraporanga, Cruzeiro dos Peixotos e Martinésia. Neste ano, a iniciativa levou mais de três mil pessoas aos locais, fomentando o turismo de experiência, celebrando a cultura local e promovendo emprego e renda a população da zona rural.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.