AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Número de abertura de empresas em Uberlândia já supera resultados de anos anteriores

Balanço da Jucemg revela também que a cidade reduziu pela metade o prazo médio de abertura de empresas

Publicado em: 14/12/2018 15:44:03

Se em 2017 Uberlândia iniciou uma retomada do ambiente favorável ao empreendedorismo, neste ano, a cidade está consolidando este cenário. Faltando ainda um mês para o fechamento de 2018, a cidade já conseguiu superar o número de abertura de empresas verificado durante todo o ano de 2017. Dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) revelam que, de janeiro a novembro, a cidade contabilizou a criação de novas 2.499 micro, pequenas, médias ou grandes empresas ao passo que, considerando os doze meses do ano passado, foram 2.202 aberturas. O resultado conquistado agora é ainda o melhor visto desde 2015, quando se iniciou um movimento de queda de constituições formais.

Esta retomada no cenário tem contado com a contribuição da Prefeitura de Uberlândia que, desde 2017, tem se esforçado para recuperar a cidade nas áreas prioritárias (Saúde, Educação e Social).  “Logicamente, isso aumenta a confiança do empreendedor, que volta a acreditar no potencial da cidade”, explicou o prefeito Odelmo Leão.

Sob determinação do prefeito, os investimentos em políticas públicas que garantam o desenvolvimento sustentável também são prioridade. Dentre elas, destacam-se a sanção da redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) para 2% a qualquer empresa tecnológica que estiver instalada ou se instalar no Município e a sanção do Programa Municipal de Fomento à Micro Cervejaria Artesanal ainda em 2017. Além disso, nove projetos em parceria com o Sebrae Minas Gerais foram desenvolvidos para capacitar e fomentar micro, pequenas e médias empresas locais em diversos setores (empreendedorismo, inovação, agropecuário, turismo, internacionalização de negócios locais, entre outros), como os programas Novo Agro, por exemplo.

Redução

Outro facilitador para quem quer empreender em Uberlândia é o esforço da gestão municipal para reduzir o prazo de abertura dos pedidos de constituição na cidade. Uma força tarefa permanente (criada em conjunto pelas secretarias municipais com o objetivo de analisar os pedidos de constituição no que compete ao Município) conseguiu diminuir o prazo médio pela metade. Em dezembro de 2016, um empreendedor demorava em média 10 dias para constituir empresa enquanto que, em outubro deste ano, essa média caiu para 5 dias.

Cliqui aqui para ver a tabela dos dados da Constituição de empresas em Uberlândia - Dados Jucemg

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.