AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Exposições em espaços municipais reúnem cerca de oito mil apreciadores em 2018

Secretaria Municipal de Cultura organizou aproximadamente 50 montagens durante o ano passado

Publicado em: 11/01/2019 07:32:12

As galerias culturais do Município estiveram movimentadas ao longo de 2018. Ao todo, aproximadamente 8 mil pessoas prestigiaram as quase 50 exposições organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura durante o período. Os dados fazem parte de um conjunto de ações da gestão municipal para valorizar as diferentes vertentes criativas da cidade, como artes plásticas e artesanato.

Dentre os espaços que receberam as montagens, estão a Galeria de Arte Lourdes Saraiva e Sala Alternativa (ambas na Oficina Cultural); Galeria de Arte Geraldo Queiroz e Sala de Experimentações Visuais (as duas localizadas na Casa da Cultura), o Espaço Cultural do Mercado Municipal e a Galeria de Arte Ido Finotti.

A secretária municipal de Cultura, Mônica Debs, ressalta que o foco é popularizar cada vez mais o acesso a esses templos. “Nosso objetivo é levar a população para dentro desses locais. Temos aumentado o público a cada ano, com ações práticas que valorizam diretamente os artistas, como a publicação de editais de seleção e manutenção criteriosa dos espaços”, destacou.

Celebração da arte

Dentre as aproximadamente cem pessoas que assinaram montagens individuais e coletivas no ano passado, está Alexandre França, com o trabalho intitulado Muitas Moradas. Há vários anos, esses espaços fazem parte de sua trajetória profissional. “Quando realizamos uma exposição, estabelecemos outros pontos de vista em quem a contempla. Isso dá vida a coisas que estavam adormecidas dentro dela. É por isso que temos que valorizar o artista e entender que esse investimento em cultura é, na verdade, um investimento nas pessoas”,

Quem também emprestou sua arte para apreciação foi Hélio de Lima. Para ele, o mais importante é a formação de uma geração de admiradores da cultura. “Tenho tido o cuidado de ir até escolas e agendar visitações das crianças. Isso cria uma ponte do público jovem com a arte. É muita satisfação participar dessas exposições, sinto que estou cumprindo com meu compromisso com a cidade”, destacou. 

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.