AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Prefeitura apresenta Alvará Num Clique em evento no Crea

Engenheiros e arquitetos puderam tirar dúvidas sobre processo eletrônico

Publicado em: 25/01/2019 07:34:52

​Na noite desta quinta-feira (24), o diretor-presidente da Empresa Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), Reginaldo Mendes, e representantes da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan) apresentaram a modernização do processo de alvará de construção, reforma e ampliação. A exposição foi realizada durante workshop organizado pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Uberlândia (Asseng) em parceria com o Conselho Regional de engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) na cidade.

​Durante a explanação, Mendes apresentou todas as etapas do processo online e a comodidade proporcionada pelo Alvará Num Clique, já que com o sistema os profissionais não precisarão ir até a Prefeitura apresentar os documentos e acompanhar os trâmites. “Será possível, por exemplo, informar as características do imóvel, anexar documentação, apresentar levantamentos topográficos, indicar qual o especialista conduz o processo, entre vários outros recursos. Também preparamos uma área de chat, no qual o engenheiro ou arquiteto poderá conversar e tirar dúvidas diretamente com os servidores municipais da Seplan”, explicou.

​O Alvará Num Clique foi desenvolvido internamente pela Prodaub em parceria com a Seplan dentro do programa Gestão Total. A ferramenta é mais um importante passo na informatização e modernização de serviços da Prefeitura de Uberlândia para a população. O recurso que permite ao contribuinte solicitar, acompanhar e emitir o documento totalmente pela internet. A expectativa é de que o instrumento online disponível no Portal da Prefeitura diminua de 50 para até 15 dias o trâmite do serviço oferecido pelo Município. O lançamento da tecnologia foi realizado pelo prefeito Odelmo Leão em dezembro de 2018.

Como funciona

Até então, todos aqueles que pretendem construir ou reformar uma edificação para desenvolver um novo empreendimento imobiliário em Uberlândia precisavam apresentar um projeto aprovado por especialistas e retirar um alvará de construção na Seplan. Com a nova ferramenta, todo o processo será feito pela internet, desde a apresentação do projeto, passando pela solução de dúvidas, pagamento e impressão do documento oficial com selo.

O sistema já está disponível neste link do Portal da Prefeitura e pode ser acessado por arquitetos e engenheiros credenciados junto ao Município.

Atualização e aperfeiçoamento

Para o diretor da Asseng, Ricardo Ochoa, a apresentação realizada pela equipe da Prefeitura de Uberlândia permitiu a atualização dos profissionais e a possibilidade de sanar as dúvidas. Além de abrir espaço para a participação dos engenheiros e arquitetos no aperfeiçoamento da ferramenta.

“É muito importante a Prefeitura acompanhar a modernização de tudo e permitir aos profissionais resolver tudo por meio da informática. Acho que ambos lados saem ganhando com essa otimização de tempo e papel. E cabe aos profissionais e entidades de classe acompanhar de perto esse projeto e opinar no desenvolvimento e melhoria dele para que atenda a todos da melhor maneira possível”, afirmou Ochoa.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.