AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Cartilha de Acessibilidade de Uberlândia é referência para manual do Confea

Conselho Federal de Engenharia e Agronomia lançou o Manual Prático de Acessibilidade e adotou parte do conteúdo que orienta construções na cidade

Publicado em: 12/03/2019 07:51:42

Parte do conteúdo da Cartilha de Acessibilidade de Uberlândia, organizada pela Diretoria de Acessibilidade e Mobilidade Reduzida da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, agora integra o Manual Prático de Acessibilidade do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Tanto a cartilha quanto o manual podem ser baixados em formato .pdf pela internet.

O documento uberlandense está na 4ª edição e destaca, por meio de ilustrações, os principais pontos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146), sancionada em julho de 2015, e a norma técnica de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (NBR 9050), emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em novembro do mesmo ano.

“A nossa cartilha integrar um manual de referência nacional como esse é o reconhecimento da seriedade do trabalho que temos feito. É uma ferramenta que vem se mantendo há mais de 10 anos como carro-chefe de orientações sobre acessibilidade nas construções na cidade e passa a ter a divulgação ampliada em território nacional”, comemorou o diretor municipal de Acessibilidade e Mobilidade Reduzida, Idari Alves da Silva.

O Manual Prático de Acessibilidade do Confea foi lançado no final de fevereiro durante o 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e foi resultado do trabalho Comissão Temática Acessibilidade e Equipamentos (Ctae) do órgão federal com base em estudos feitos pelo Crea de Santa Catarina, Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM),  Lei da Inclusão, nº 13.146/2015, pela Nota Técnica 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e também por municípios, entre os quais estão Uberlândia.

- Confira aqui a Cartilha de Acessibilidade de Uberlândia
Acesse o Manual Prático de Acessibilidade do Confea

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.