AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

CAU-MG inclui Cartilha de Acessibilidade em Biblioteca Virtual

Além do Conselho Estadual de Arquitetura e Urbanismo, o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura também adotou material de Uberlândia como referência

Publicado em: 15/03/2019 11:26:26

A Cartilha de Acessibilidade de Uberlândia acaba de ganhar mais um canal de divulgação na internet. O material organizado pela Diretoria de Acessibilidade e Mobilidade Reduzida, da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, foi incluso na Biblioteca Virtual do Conselho Estadual de Arquitetura e Urbanismo (acesse aqui).

Com a primeira edição distribuída na cidade em 2008, durante o segundo mandato do prefeito Odelmo Leão, a Cartilha de Acessibilidade agora está na 4ª edição. Com o compromisso de dar apoio técnico a entidades, interessados no assunto e órgãos relacionados à construção civil, a publicação também já consta como referência no Manual Prático de Acessibilidade do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, lançado no final de fevereiro.

O arquiteto Ariel Lazzarin, conselheiro titular do CAU-MG, contou por que o trabalho desenvolvido na Prefeitura de Uberlândia foi escolhido para compor a Biblioteca Virtual do órgão.

“A gente já conhece o trabalho que a Prefeitura desenvolve e indica para profissionais do país inteiro. A iniciativa [de inclusão da cartilha na biblioteca] é para que os outros municípios se inspirem, para que o trabalho reverbere, porque, aqui em Uberlândia, o tema da acessibilidade já faz parte do nosso dia-a-dia, mas essa realidade pode ser diferente em outros municípios. A cartilha é prática e didática”, disse Lazzarin.

A Cartilha de Acessibilidade usa do recurso das ilustrações para destacar os principais pontos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146), sancionada em julho de 2015, e a norma técnica de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (NBR 9050), emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em novembro do mesmo ano.

“O CAU nos procurou e perguntou se poderia utilizar o material. Para nós, mostra o reconhecimento do trabalho que tem sido feito nos últimos 10 anos. O conselho pedir para ter uma publicação nossa é mais que uma chancela, prova que o conselho quer ser um parceiro”, comentou o diretor municipal de Acessibilidade e Mobilidade Reduzida, Idari Alves da Silva.

Confira aqui a Cartilha de Acessibilidade de Uberlândia
Conheça a Biblioteca Virtual do CAU-MG

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.