AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Programa de Aquisição de Alimentos inicia atividades em 2019

Expectativa é que sejam adquiridas e distribuídas 160 toneladas de mantimentos com 17 variedades de frutas, legumes e verduras

Publicado em: 11/04/2019 15:15:13

Uma importante iniciativa que beneficia produtores rurais e entidades socioassistenciais teve suas atividades retomadas nesta quinta-feira (10). Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) iniciou o trabalho, para este ano, de recolhimento dos mantimentos fornecidos por produtores rurais e a sua distriubuição para as entidades atendidas.

Para este ano, o programa conta com um recurso de R$ 300 mil oriundos do Ministério da Cidadania. Já o município fica responsável pela a logística e a execução do serviço. “O principal objetivo do PAA é promover o acesso a uma alimentação de qualidade para as pessoas atendidas nas associações e estimular a agricultura familiar. Atualmente, são 127 agricultores cadastrados e 79 entidades beneficiadas”, explicou a secretária municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Walkiria Naves.

Com execução prevista para até o mês de outubro, a expectativa é que sejam adquiridas e distribuídas 160 toneladas de alimentos. O cadastro dos participantes é realizado anualmente e tem validade durante a execução de todo o programa. No ano passado, 268,7 toneladas foram adquiridas e doadas.

Como funciona

Todas as quartas-feiras, os produtores entregam os alimentos na Central de Abastecimento da Agricultura Familiar (CAAF), no Distrito Industrial. Para facilitar o recolhimento, semanalmente também é marcado um ponto de encontro perto das propriedades rurais para colaborar com o transporte do que foi produzido pelos agricultores. O preço pago a eles é a média registrada do produto no ano anterior na Central de Abastecimento (Ceasa).

Ao todo, a iniciativa distribui 17 diferentes opções de frutas, verduras e legumes, como alface, abobrinha, banana, berinjela, brócolis, chuchu e couve. “O programa faz o acompanhamento desde o preparo do solo até o cultivo. A cada ano, fazemos um novo cadastro de agricultores e entidades interessadas em participar”, explicou a secretária.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.