AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Inscrições para Curso de Manipuladores de Alimentos estão abertas

Cada escola municipal e Organização de Sociedade Civil precisa indicar um profissional para realizar a formação

Publicado em: 12/04/2019 07:28:30

Com foco na qualidade da merenda escolar, a Prefeitura de Uberlândia está com inscrições abertas para mais uma edição do Curso de Manipuladores de Alimentos. A formação é uma das diversas ações desenvolvidas pela administração municipal para enriquecer cada vez mais a alimentação dos estudantes, como  inclusão de itens na merenda (aveia, fubá, mel e hortifrutis, entre outros) e constante capacitação de profissionais.

O curso é oferecido anualmente por meio do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae) da Secretaria Municipal de Educação. “A importância é formar esses profissionais, fazer uma reciclagem do conteúdo que eles desenvolvem em suas atividades nas cantinas para melhorar a qualidade do programa da alimentação escolar. Isso porque eles são agentes de transformação da alimentação escolar, então a gente quer potencializar suas atividades”, explicou Marília Martins Santos, nutricionista do Pmae.

Vagas e inscrições

Em 2019, o aperfeiçoamento profissional dos auxiliares de serviços administrativos (ASAs) que trabalham nas cantinas das escolas da rede acontecerá a partir do dia 9 de maio. Todas as aulas acontecerão no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). Cada unidade terá um participante, que será multiplicador dos conhecimentos em seu local de trabalho.

Ao todo, serão disponibilizadas 140 vagas, sendo 70 no período da manhã e 70 à tarde. O curso tem carga horária de 40 horas e acontecerá todas as quintas-feiras até 11 de julho. As inscrições para os servidores participarem ficam abertas até dia 30 de abril e devem ser feitas pelo site https://cursopmae.wixsite.com/pmae.

Os encontros serão divididos em oito módulos, que abordarão noções de microbiologia, doenças e perigos de origem alimentar (físicos, químicos e biológicos), boas práticas de manipulação, conservação dos alimentos e procedimentos operacionais (POPs), além de assuntos pertinentes a respeito de alimentação e nutrição. Todo conteúdo está de acordo com a resolução 216, publicada em setembro de 2004, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Participe!

O quê: Curso de Manipuladores de Alimentos
Período de inscrição: Até 30 de abril
Local de Inscrição: https://cursopmae.wixsite.com/pmae
Vagas: 140, sendo 70 no período da manhã e 70 no período da tarde
Carga horária: 40 horas
Abertura do curso: dia 09 de maio às 13h30 para os dois turnos (manhã e tarde)
Local da abertura do curso: CREA, av. Anselmo Alves dos Santos, 1240 - Santa Mônica.
Período do curso: todas as quintas-feiras entre o dia 9 de maio a 11 de julho
Local do curso: Cemepe - Av. Prof. José Inácio de Souza, 1958 - Brasil
Público: ASAs efetivas e contratadas das Escolas Municipais de Uberlândia e das OSCs

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.