AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Avanços na segurança escolar são abordados em encontro

Debates, explanações sobre ações e esclarecimentos de dúvidas marcaram evento nesta sexta-feira (12)

Publicado em: 12/04/2019 15:25:54

Profissionais do magistério e representantes de diversos setores civis e militares de Uberlândia participaram nesta sexta-feira (12) do Encontro de Segurança da Comunidade Escolar. O evento, organizado pela 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), foi realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL) com apoio da Prefeitura de Uberlândia, Ministério Público Estadual e Superintendência Regional de Ensino, entre outros. O objetivo principal foi promover explanações, debates e apontamentos para ações mais eficazes a serem adotadas nas instituições de ensino, no sentido de garantir um ambiente escolar melhor.

A realização da reunião foi sugerida pelo Grupo de Gestão Estratégica e Segurança Escolar, que conta com a participação da Secretaria Municipal de Educação, 14ª Promotoria de Justiça e 9ª Risp. "A segurança escolar é algo que o governo municipal tem trabalhado incansavelmente para melhorar. As famílias e os profissionais podem ter certeza do nosso apoio e têm total liberdade de nos procurarem caso sintam necessidade", afirmou a secretária municipal de Educação, Tania Toledo, reforçando a importância das parcerias na promoção da segurança escolar.

Parceria

Várias atividades já adotadas pela Polícia Militar (PM) foram apontadas pelo comandante da 9ª Risp, coronel Cláudio Vítor Rodrigues Rocha, entre elas o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que em 2018 atendeu mais de 4 mil estudantes.

O comandante destacou ainda a implantação de 21 Bases de Segurança Comunitária que podem ser acionadas caso as escolas precisem. Outro ponto mencionado foi a setorização das ações policiais com impacto nas escolas, que, entre diversos serviços, permite o compartilhamento de informações, principalmente por meio de grupos em redes sociais, divulgação de dicas de segurança e adoção de sistemas de monitoramento.

A presença cada vez mais efetiva da PM no dia a dia das escolas também foi abordada pelo comandante. "Estamos interagindo cada vez mais com as escolas, mas não resolve ficarmos apenas nas portas das unidades. Temos que ter ações mais abrangentes e estamos fazendo isto", disse.

Em sua fala, a promotora de Justiça, Aluísia Beraldo Ribeiro, falou sobre a importância do acesso à educação, da permanência na escola e do sucesso escolar, todos interligados. "A educação tem entre seus objetivos o pleno desenvolvimento dos estudantes, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho", declarou.

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.