AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Pescado enriquece pratos no 2º Circuito Gastronômico de Uberlândia

A cada edição um ingrediente típico da região será trabalhado nas receitas

Publicado em: 12/04/2019 23:29:17

Depois de uma primeira edição de sucesso com o queijo mineiro como estrela, agora foi a vez dos pescados tomarem a frente nos pratos do 2º Circuito Gastronômico de Uberlândia. Os pratos preparados por 11 chefs da cidade encheram os olhos e as bocas dos presentes. “Excelente iniciativa, a comida estava uma delícia e é muito importante esse estímulo aos pequenos produtores”, disse a administradora Lucilene Lamounier Faria.

Cada detalhe foi pensado pensando no cliente e também na quaresma, período onde muitos estão em privação de proteínas de carne vermelha. No caso do chefe Carlos Magno Junior, a história de sua tilápia assada vem da origem do pescado. “Quando fomos convidados com o desafio de apresentar a tilápia, a gente quis remeter um pouco da história do próprio peixe, que é a história de Pedro, e resgatar a culinária de origem. Então, a gente trouxe uma cucção toda na lenha, na brasa, e trazendo essa referencia com frutas que é a base original desses alimentos”, contou.

Pensando na valorização da culinária e produção local, o espaço contou, ainda, com opções de cerveja artesanal, variados produtos e apresentação musical. O evento aconteceu hoje (12), entre 18h e 22h, no estacionamento do Mercado Municipal. A realização é da Prefeitura de Uberlândia, dentro do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro.

“O intuito do novo agro é aproximar produção, produtor e o consumidor. Então esse tipo de evento que a gente faz é o que o produtor criou lá na fazenda, mas que está aqui valorizado através da gastronomia. Assim, fechamos toda a cadeia”, comentou a secretária municipal à frente da pasta, Walkiria Naves.

Para o produtor rural, o evento proporciona um contato direto com seu público-alvo, como foi o caso de Yuri Oliveira, criador de rãs, que ampliou sua cartela de clientes por meio do Circuito. “É excelente. Isso pra gente é uma inovação ótima. A gente participava mais da criação e preparou os pratos, contratamos as chefes. Isso para divulgar o produto é perfeito”, disse.

Incentivo

O Circuito Gastronômico foi criado com o objetivo de fomentar a gastronomia local através da elaboração de receitas típicas e utilizando ingredientes fornecidos por produtores rurais cadastrados no Novo Agro, que inclui incentivo à piscicultura. Na primeira edição, realizada em março, o ingrediente principal das receitas foi o queijo mineiro.

No decorrer do ano, o Mercado Municipal será palco de um circuito de eventos gastronômicos. Em cada oportunidade, um ingrediente típico da região será trabalhado nas receitas. A edição depois desta prestigiará o frango caipira. “Vai ser a primeira vez com o frango caipira e aí é aquela culinária bem raiz mesmo, resgatando a tradição. Sempre que alguém fala em Minas Gerais, fala em fazenda sempre vem o frango caipira em mente, então as pessoas terão a oportunidade de provar esses pratos”, adiantou a secretária da pasta.
Ao todo, serão seis edições, uma com cada pilar do Novo Agro. “Em outubro, a expectativa é que a sétima edição seja um grande festival unindo todos eles”, afirmou Naves.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.