AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Prefeitura de Uberlândia e Exército dão início às tendas de hidratação em UAIs

Montagem ocorreu ainda hoje (13); ação deve ampliar o atendimento a mais 120 pessoas por dia no município

Publicado em: 13/04/2019 20:05:47

Hoje (13), três Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) - Roosevelt, Luizote de Freitas e Planalto - receberam um reforço da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Exército Brasileiro, com a instalação de tendas de hidratação que irão possibilitar a ampliação de atendimento a mais 120 pessoas por dia com suspeita de dengue no município.

“Além de abrirmos as salas de hidratação dentro das UAIs e de colocarmos as Unidades Básicas de Saúde Familiar e Programas Saúde da Família (PSF) ao entorno para atender inclusive finais de semana, a tenda de hidratação foi pensada como mais uma ação para atendermos mais pessoas e de forma mais agil”, ressaltou médico Clauber Lourenço, coordenador de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde.

A medida é resultado de uma solicitação de apoio feita no início do mês pelo prefeito Odelmo Leão ao 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (36º BIMec) para combater o mosquito e auxiliar no atendimento à comunidade.  Após autorização do Ministério da Defesa dada nesta sexta-feira (12), a Prefeitura de Uberlândia e o Exército Brasileiro começaram a trabalhar juntos na operação denominada ‘Mão Amiga’.

Os locais foram escolhidos por ainda terem grande quantidade de notificações. Nessas tendas estão sendo atendidos pacientes que passaram pela equipe médica e precisam de hidratação, mas que não apresentem sinais de alta gravidade ou complicações. “Aqueles com maior gravidade continuam recebendo os cuidados no interior da unidade e até em salas de emergência, se for o caso. Nesse novo espaço é atendido aquele paciente que inicialmente não vai necessitar de internação”, explicou Lourenço.

Apoio no combate ao mosquito

A partir da autorização do Ministério da Defesa, a operação contará com 150 militares diariamente aptos a auxiliar o Município no atendimento à população em duas frentes. Uma delas será é essa disponibilização de tendas de hidratação nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), onde toda a logística e material necessário para o funcionamento foi providenciado pelo batalhão e os atendimentos ficaram sob a responsabilidade dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Além deste apoio, os militares também atuarão nas ruas junto aos cerca de 400 agentes de controle de zoonose. A colaboração vai permitir uma intensificação nas visitas aos imóveis, com alertas aos moradores sobre as formas de combate ao mosquito e trabalho de eliminação criadouros em locais estratégicos. “O papel principal é de toda a população da cidade, porque mais de 85% dos focos está dentro das casas, das nossas residências”, alertou o coordenador de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde.

Trata-se de pontos como, por exemplo, residências que contam com moradores portadores do transtorno de acumulação compulsiva (acúmulo de lixo, entulhos e objetos em casa). “É uma força tarefa entre o Exército Brasileiro e os agentes de saúde indo de casa em casa, nas residências levantadas pelos agentes de saúde da zoonose, a fim de diminuir e até mesmo erradicar os focos de Aedes aegypt”, relatou Christian dos Santos Bressan Vital, capitão do Exército Brasileiro.

SECOM

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.