AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Escola de Brasilidades oferece conhecimento ambiental para estudantes

Parceria com 36º BIMEc atenderá mais de 650 alunos de 16 escolas municipais até novembro

Publicado em: 08/05/2019 17:06:10

Com 16 escolas municipais participantes em 2019, o projeto Escola de Brasilidade tem a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico como um dos principais parceiros desde janeiro de 2018. O trabalho é desenvolvido em conjunto com o 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (36º BiMec). As ações do poder público agregam valor às atividades, educando através da conscientização ambiental e a mudança de hábitos. A edição iniciada em abril segue até novembro, com expectativa de receber mais de 650 estudantes de 9 a 12 anos para as palestras, dinâmicas e oficinas.

O projeto é desenvolvido na sede do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado, onde os estudantes também conhecem o Batalhão, visitam o Espaço Cultural e participam de atos cívicos, reforçando valores como civilidade, cidadania, honestidade, responsabilidade e patriotismo.

O coordenador do Núcleo de Educação Ambiental, Eduardo Laynes, destaca que em 2019 já foram atendidos 128 alunos de três escolas da rede municipal. “Nosso envolvimento é no sentido de agregar valor ao evento como um todo e disseminar, conscientizar e proporcionar conhecimento aos alunos participantes. Isso envolve palestras, dinâmicas e oficinas com temas relacionados ao Meio Ambiente”, explicou.

Temática ambiental

Seguindo cronograma anual estabelecido entre a Secretaria Municipal de Educação e o 36º BIMEc, o trabalho ocorre quinzenalmente, sempre às quintas-feiras. Eduardo Laynes acrescenta que as atividades realizadas pelo município procuram focar sempre em temas ambientais relacionados à preservação, conhecimento e informação.

“Sempre priorizamos alguma necessidade momentânea na escolha dos temas abordados e, também, relacionamos com o que é trabalhado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico: prevenção às queimadas, Semana das Águas, Semana do Meio Ambiente, entre outros. Mostramos o que, quando e como acontece, as formas de prevenir e conscientizar educando de forma lúdica e adequada à idade das crianças”, destacou.

Instituições participantes em 2019

- Escola Municipal Boa Vista,
- Escola Municipal Presidente Itamar Franco,
- Escola Municipal Doutor Joel Cupertino Rodrigues,
- Escola Municipal Odilon Custódio Pereira,
- Escola Municipal Professora Maria Regina Arantes Lemes,
- Escola Municipal Professor Ladário Teixeira,
- Escola Municipal Professora Cecy Cardoso Porfírio,
- Escola Municipal Guarda Antônio Rodrigues do Nascimento,
- Escola Municipal Inspetora France Abadia Machado,
- Escola Municipal Professor Eurico Silva,
- Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves,
- Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho,
- Escola Municipal Professora Gláucia Santos Monteiro,
- Escola Municipal Professora Irene Monteiro Jorge,
- Escola Municipal Professora Maria José Mamede Moreira,
- Escola Municipal Professora Orlanda Neves Strack.

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.