AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Prefeitura inicia capacitação de profissionais da merenda escolar

Curso contemplará 140 profissionais, que terão lições sobre preparo, manipulação e armazenamento de alimentos

Publicado em: 09/05/2019 18:21:20

A quarta edição do Curso de Manipuladores de Alimentos teve início nesta quinta-feira (9) para mais de 140 profissionais que atuam em cantinas escolares. O objetivo principal é aprimorar cada vez mais a preparação das merendas servidas aos alunos. Neste ano o programa abrange vários aspectos e um deles é restrição alimentar, uma atenção especial para alunos com necessidade de consumir dietas diferenciadas. O lançamento da edição 2019 pela Secretaria Municipal de Educação (SME) foi realizado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG).

O aperfeiçoamento será oferecido em oito módulos no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). Uma novidade é o cuidado voltado para alunos com necessidades especais devido à diabetes, hipertensão e intolerância à lactose, entre outras. Para estes estudantes, a SME disponibiliza um cardápio diferenciado. Durante o curso, os participantes aprenderão mais sobre com lidar com estas situações relacionadas ao preparo dos lanches.

Cada unidade escolar terá um participante que será multiplicador dos conhecimentos em seu local de trabalho. A programação dos módulos foi dividida em legislação sanitária, noções de microbiologia, doenças e perigos de origem alimentar, boas práticas de manipulação e conservação dos alimentos, além de manual de boas práticas (MBP) e procedimentos operacionais (POPs). Além das teorias, os participantes terão aulas práticas e oportunidades para trocar experiências.

“É uma oportunidade muito boa e que nos permitirá melhorar ainda mais nosso desempenho”, disse a auxiliar de serviços administrativos (ASA), Maria Alice Costa e Silva, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do Bairro Marta Helena.

O curso está alinhado com a proposta da gestão municipal de oferecer alimentação balanceada e de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino, distribuídos em escolas municipais e organizações da sociedade civil (OSCs). O aperfeiçoamento tem duração de 40 horas e segue a resolução 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os participantes receberão materiais apostilados durante as aulas e certificados ao final.

“Um curso como este é muito útil. Preparar um lanche escolar não é apenas cumprir um compromisso. É algo que envolve vários aspectos e quem está nas cantinas precisa estar preparado para isso”, destacou a secretária municipal de Educação, Tânia Toledo.

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.