AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Luta Antimanicomial é tema da Caminhada SaUdi

Ação reuniu usuários da rede e do Centro de Convivência e Cultura no Parque do Sabiá

Publicado em: 15/05/2019 18:16:49

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no próximo sábado (18), a caminhada SaUdi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde propôs uma reflexão sobre a socialização das pessoas com transtornos mentais. A ação aconteceu no Parque do Sabiá, nesta quarta-feira (15), com a presença de vários pacientes da rede e foi acompanhada por um educador físico e pelas equipes do Centro de Convivência e Cultura e do Programa da Saúde Mental.

Para a coordenadora de Ações em Saúde Mental, Waleska Rodrigues Silva, alinhar a prática de atividade física com a questão da luta antimanicomial é a melhor forma de dar sequência ao movimento de transformação do atendimento em saúde mental. “Todo nosso trabalho é voltado para que evitemos sempre que possível a internação dos pacientes. Isso acontece quando reduzimos o isolamento e aumentamos o contato com a família e a comunidade”, destacou.

O ponto de encontro foi no Quiosque Multiuso do Parque do Sabiá. Antes das caminhadas de cinco quilômetros pelo parque, os participantes fizeram um alongamento orientado por um educador físico.

A supervisora do Centro de Convivência e Cultura, Maria Alves dos Santos, reforçou a importância de inserir a atividade física aos pacientes, independentemente da situação de cada um. “A prática de uma atividade traz o envolvimento os usuários com outras rotinas, preenchendo de forma saudável o dia a dia deles. Dessa forma, saímos do usual com medicamentos e acompanhamento médico, buscando novas práticas”, ressaltou.

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.