AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Competição de fotografia em escolas foca na valorização ambiental

Atividade cultural integra a 9ª Semana do Meio Ambiente e Combate às Queimadas

Publicado em: 16/05/2019 13:05:10

Valorizar o meio ambiente e a consciência ecológica por meio da fotografia é a proposta de uma nova atividade cultural competitiva elaborada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico com estudantes de Uberlândia. Com o tema “Plantando ideias, reciclando hábitos”, a competição ocorrerá distintamente e simultaneamente com alunos do 9º ano da Escola Municipal Professor Jacy de Assis e do 8º e 9º ano da Escola Gabarito.

A iniciativa dá início à 9ª Semana do Meio Ambiente e Combate às Queimadas, realizada entre 2 e 9 de junho, pela Prefeitura de Uberlândia e Câmara de Vereadores. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o próximo dia 24, podendo participar apenas imagens inéditas. Os formulários estão disponíveis nas respectivas escolas.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, João Junior, destaca que o trabalho com as fotografias tem a capacidade denunciar problemáticas e revelar paisagens inspiradoras, proporcionando assim ensinamentos aos apreciadores.

“A temática escolhida envolve o meio ambiente que integramos e a responsabilidade para com ele, retratando a consciência ecológica individual e coletiva. A fotografia pode manifestar ações significativas que exemplifiquem hábitos conscientes, uma apreciação da natureza que inspire o cuidado, ou até mesmo uma paisagem degradada demonstrando a necessidade de mudança de comportamento“, afirmou.

Avaliação

Entre os dias 27 e 31 de maio, uma Comissão Avaliadora selecionará as 40 melhores fotografias inscritas por cada instituição de ensino, totalizando 80 imagens que serão expostas nas dependências da Prefeitura durante a Semana de Meio Ambiente.

Desse total, as três imagens de cada instituição que mais se destacarem, obedecendo aos critérios de avaliação e seleção feitos pela Comissão Avaliadora, serão disponibilizadas para votação online nas redes sociais oficiais da Prefeitura. Duas outras imagens – uma de cada instituição – também  serão selecionada pela própria Comissão.

O período de votação será de 31 de maio a 4 de junho. Cada curtida contará um ponto, e cada compartilhamento valerá dois pontos. Os vencedores serão conhecidos no dia 5 de junho, nas redes sociais da Prefeitura.

Premiação

As fotografias vencedoras serão anunciadas publicamente nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Uberlândia, no dia 5 de junho. Haverá prêmios para os quatro primeiros colocados de cada instituição de ensino e também premiação coletiva para os autores das 40 imagens selecionadas.

- 1º lugar: leitor de livro digital e certificado de menção honrosa
- 2º lugar: uma bicicleta e certificado de menção honrosa
- 3º lugar: duas diárias para o vencedor e acompanhante responsável em hotel recém-inaugurado em Caldas Novas (GO), um livro físico e certificado de menção honrosa
- 4º lugar: um headphone, um livro físico e certificado de menção honrosa
- Prêmio coletivo: aula de campo com lanche e utilização da área de lazer do Clube Caça e Pesca Itororó de Uberlândia

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.