AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Notícias


Categorias

Cinco mil pessoas foram reprovadas ou não se interessaram pelo Tchau Aluguel

Prefeitura de Uberlândia já convocou os mais de 10,7 mil inscritos por meio do Diário Oficial do Município

Publicado em: 16/05/2019 14:47:57

O Programa Tchau Aluguel, conduzido pela Prefeitura de Uberlândia em parceria com a Caixa Econômica Federal, foi projetado no ano passado para beneficiar até 10.800 pessoas. Todos os inscritos foram convocados nos últimos meses por meio do Diário Oficial do Município (DOM), no entanto, mais de 5 mil pessoas já declararam não ter interesse na aquisição dos imóveis ou foram reprovadas por apresentar um perfil social incompatível com diretrizes do programa. O Município segue tentando agendamento com mais de 3,2 mil proponentes que ainda não compareceram ao Centro Administrativo Municipal. 

Os atendimentos foram iniciados em outubro do ano passado para apartamentos e em março deste ano para casas. Além de publicar os nomes dos proponentes no Diário, servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) também entraram em contato por telefone com cerca de 7 mil dos inscritos. No total, 2.806 pessoas não atenderam as ligações. Além disso, 406 chegaram a marcar uma data, mas não compareceram.

Outra situação recorrente é a apresentação de perfis de renda incompatíveis pelo programa, que engloba exclusivamente a faixa 1,5 do Minha Casa Minha Vida (renda familiar de, no máximo, R$2,6 mil). Ao todo, 2.710 inscritos não apresentaram renda e idade compatíveis.

Interessados

Após a triagem para identificar os interessados dentre os mais de 10 mil inscritos, restaram 1.216 pessoas, que foram encaminhadas para análise socioeconômica da Caixa. Dessas, 792 tiveram o perfil reprovado pela instituição financeira. Outras 301 estão com sua situação pendente, podendo ser aprovadas ou não. O resultado é que, desse modo, apenas 123 pessoas estão aprovadas e aptas a fechar contrato até o momento.

Ainda restam ligar para aproximadamente 3,2 mil inscritos, que vão ser contatados gradativamente nos próximos dias para comparecerem à Diretoria de Habitação para conhecerem melhor o programa. Dois empreendimentos de casas e um terceiro, composto por apartamentos, estão disponíveis para aquisição.

Compartilhe:

Prefeitura de Uberlândia

AV. ANSELMO ALVES DOS SANTOS, 600 - SANTA MÔNICA - CEP: 38408-150 - Serviço de Informação Municipal (SIM): (34) 3239-2800 / PABX: (34) 3239-2444

Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 12h às 17h.